IMIP realiza acolhimento da nova turma de residentes

IMIP realiza acolhimento da nova turma de residentes

IMIP realiza acolhimento da nova turma de residentes

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O IMIP realizou na manhã desta quinta-feira (07.03) o acolhimento dos residentes – turma 2024 para uma plateia lotada no Espaço Ciência e Cultura da Instituição. A solenidade contou com a presença da presidente do IMIP, Silvia Rissin, que abriu o evento, da superintendente-geral, Tereza Campos, do superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação, Fernando Augusto Figueira, do coordenador das residências médicas, Francisco Pirauá, da coordenadora do Coremi, Carmina Santos, e da diretora de Ensino, Lívia Andrade. “Desejo uma estada profícua aqui nessa casa, é uma honra recebê-los aqui”, disse Silvia Rissin.

Após a abertura, Tereza Campos fez uma apresentação institucional do IMIP, um dos maiores hospitais 100% SUS do Brasil. A instituição oferece 49 especialidades médicas, 09 não médicas, 09 centros de referência (CADEFI – Centro de Atenção aos Defeitos da Face, Centro de Reabilitação, Cetreim – Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo do IMIP, Cacon – Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia, Terapia Renal Substitutiva, Unidade Renal de Transplantes, Centro de Especialidade Odontológica, Cardiologia e Banco de Olhos).

Para se ter uma ideia, em 2023, o IMIP realizou 5 mil partos anuais, 50 mil internamentos, 642 mil consultas ambulatoriais, entre outros.  Na extensão comunitária, são assistidas 12 unidades de saúde da família. O IMIP realizou 15 milhões de atendimentos em saúde aos indígenas nos últimos cinco anos, em 94 municípios da região Nordeste.

“O IMIP é um patrimônio do povo de Pernambuco. Mas, para continuarmos contando esta história é necessário sustentabilidade financeira e ambiental, excelência de governança, financiamento e formação de pessoas”, afirmou Tereza Campos.

Em seguida, Fernando Augusto Figueira discorreu sobre o IMIP como hospital escola, um campo de prática que ultrapassa a assistência. “Essa é uma condição peculiar na capacitação dos residentes”, disse.

O IMIP recebe mais de 3 mil alunos por ano, sendo 2.607 de graduação e 577 residentes. São 687 estudantes de Lato Sensu, sendo 57 do MBA, e 183 de Stricto Sensu (128 mestrados e 52 doutorado). Na área de inovação, destaque para a Faculdade de Tecnologia em Saúde, 100% EAD, com conceito máximo no MEC. O gestor também falou dos produtos multimídia do IMIP Educa, que alia assistência, ensino e pesquisa em saúde na gestão e educação. São cursos, e-books, podcast, talks, drops de conhecimento, reuniões clínicas e estudos de casos.