Banco de leite do IMIP tem atividades em comemoração ao Agosto Dourado
Banco de leite do IMIP tem atividades em comemoração ao Agosto Dourado
O Banco de Leite Humano do IMIP promoverá uma extensa programação de atividades em comemoração ao Agosto Dourado – mês do aleitamento materno -, como seminários, palestras e debates, com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do cuidado e apoio à amamentação.
Coordenado pela pediatra Vilneide Braga Serva, o Banco de Leite do IMIP é um centro de referência para o Ministério da Saúde, além de estar inserido no primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, por promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
O local assiste a maior unidade neonatal de Pernambuco. São beneficiados cerca de 150 recém-nascidos, prematuros, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instituição. Para atender essa demanda, sempre maior do que a oferta, são necessários em torno de 250 litros de leite por mês.
Toda e qualquer quantidade doada é de extrema importância. A história de Mariana Lins reforça a informação. Atualmente médica neonatologista, Mariana era residente no IMIP quando engravidou de Júlia, que hoje já tem 9 meses de vida. Com dificuldades na amamentação, ela recorreu ao banco de leite humano do complexo hospitalar. “Todo o processo para conseguir amamentar Júlia até hoje foi graças ao banco de leite do IMIP. Foi através do local que consegui ficar em aleitamento materno exclusivo e ainda doar”, explicou.
Após conseguir amamentar a filha de maneira exclusiva, Mariana passou a ser doadora de leite humano para o banco do instituto. “Não são todas as mães que conseguem retirar esse leite para o bebê, então aí é onde entra a importância da nossa doação. Nós que estamos em casa, com nossos bebês, conseguindo fornecer o alimento direto da fonte e temos sobra desse leite, não vejo nada mais lindo do que o gesto de doar e poder dividir esse bem tão valioso com outras crianças, dando esperança a essas famílias da possibilidade de alta”, reforçou a médica.
Clique aqui e confira a programação completa do Agosto Dourado do IMIP.
É possível doar leite humano de duas formas:
Presencialmente no IMIP, localizado no número 300 da Rua dos Coelhos, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h;
Em casa, através da coleta domiciliar, mediante agendamento pelos telefones (81) 2122-4103 ou (81) 2122-4719.
Doação de leite
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Há uma orientação e seleção das doadoras, além da coleta domiciliar do leite humano extraído.
Doação de frascos
Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar, mas não são lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento. O frasco deve ser de vidro similar ao de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia, segundo a equipe do setor. Abaixo, confira pontos de coleta de frascos.
Faculdade Pernambucana de Saúde (Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, 4861 – Imbiribeira)
Fundação Alice Figueira (térreo Pedro II – Imip/ Rua dos Coelhos, 300)
Banco de leite humano do IMIP (Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista)