Profissionais do IMIP celebram 20 anos da clínica médica

Profissionais do IMIP celebram 20 anos da clínica médica

Profissionais do IMIP celebram 20 anos da clínica médica

Por Natália Santos
Compartilhe:

Para celebrar e homenagear os 20 anos do Serviço de Clínica Médica, o IMIP realizou na manhã desta quarta-feira (28) cerimônia especial com a Aula Magna “O papel e perspectivas de atuação do clínico no cenário SUS” ministrada pela preceptora, formada no serviço, Miriam Barreto. Com mesa composta pela direção do IMIP, a solenidade foi aberta pela presidente, Silvia Rissin, que falou do significado da data. “O serviço deu uma amplitude ao IMIP no que diz respeito à integralidade do cuidado”, disse.

Coordenada pelo médico Flávio Pacheco, a clínica médica do IMIP faz parte essencial das atividades do complexo, com 48 leitos de enfermaria, quase 2 mil atendimentos de urgência e mais de 1000 atendimentos ambulatoriais mensais. Durante a pandemia da COVID-19, o serviço foi mais uma vez fundamental para a instituição, tendo desenvolvido protocolos de atendimento e ajudado na estruturação das UTIs respiratórias.

Esse feito da clínica médica na pandemia foi bastante referenciado nas falas dos gestores, que se comoveram com a equipe aguerrida do serviço. “Essa celebração de hoje traz um misto de emoções que faz parte de uma história que tem um marco com a instituição da clínica médica”, disse Tereza Campos. A gestora lembrou ainda do legado de Antônio Carlos Figueira sobre a importância de implantar uma clínica médica forte, com pesquisa e assistência, no contexto da integralidade.

Além da assistência, o serviço é referência no ensino, tanto na graduação (iniciada em 2011 com a primeira turma de internos da FPS), como na pós graduação, com a residência iniciada em 2007. “Nossos egressos desempenham funções de liderança e destaque, tanto no IMIP quanto em outros serviços da saúde pública e suplementar”, afirmou Flávio Pacheco.

Após a solenidade de abertura, Márcio Sanctos fez uma breve apresentaçãoda Clínica Médica, que iniciou suas atividades em 2004, num momento de transição da instituição, que até então tinha a saúde materno-infantil como atuação primordial. Sob coordenação dele, foram iniciados os atendimentos para pacientes internados no Oscar Coutinho e atendimentos de urgência no Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Hoje, o IMIP é referência não só para Pernambuco como para o Nordeste. A equipe é formada integralmente por internistas e, em sua maioria, formados na casa. Além de Márcio, que foi o responsável por montar a primeira equipe e estruturar o serviço, o clínico Dr. Paulo Sampaio, que durante 10 anos coordenou com maestria o serviço, tendo se aposentado recentemente, teve um papel de destaque no serviço, assim como o Dr. Paulo de Tasso, que continua atuante na instituição, assim como tantos outros.

Opções de privacidade