Dia do Agente Comunitário de Saúde. Confira artigo de Afra Suassuna

Dia do Agente Comunitário de Saúde. Confira artigo de Afra Suassuna

Dia do Agente Comunitário de Saúde. Confira artigo de Afra Suassuna

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

IMIP é pioneiro na formação desses profissionais
Afra Suassuna
Diretora de Extensão do IMIP

Fortalecendo a integração entre as comunidades e os serviços de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um trabalhador fundamental para a garantia de desenvolvimento de ações de saúde nos municípios de todo o país.

Com os demais profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família, desde a institucionalização das suas atividades pelo Ministério da Saúde, eles veem nas comunidades onde residem, com destaque para ações educativas e realização de vigilância, promoção e prevenção em saúde e cuidado humanizado às famílias assistidas.

Há mais de 40 anos, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) atua em comunidades da Cidade de Recife, na cogestão de unidades básicas de saúde. Em 1983, com o apoio do UNICEF, iniciou atividades com moradoras dessas comunidades implantando ações para o grupo materno infantil que seriam exemplo para o governo do Estado do Ceará iniciar projeto semelhante em 1990. A partir de 1991, com a institucionalização das atividades do ACS, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde/PACS foi paulatinamente sendo implantado em todo o país por municípios e estados. Os resultados de sucesso da iniciativa, como redução da mortalidade infantil, aumento das coberturas vacinais e do pré-natal, se estendem por diversos segmentos populacionais, inclusive idosos.  

O IMIP, além de haver contribuído na formulação da política de atenção primária no país, atua continuamente para a formação desses profissionais, ofertando capacitações que possibilitam compreender a dinâmica da população assistida, proporcionando subsídios para o enfrentamento das dificuldades e contribuindo, assim, para a melhoria da saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas comunidades atendidas.

Viva os Agentes Comunitários de Saúde do Recife, de Pernambuco e do Brasil!