COP 30: IMIP marca presença no evento global e apresenta programas de referência nacional

COP 30: IMIP marca presença no evento global e apresenta programas de referência nacional
O IMIP marcou presença na Conferência Global sobre Mudanças Climáticas – COP 30, em Belém, no Pará. Tereza Campos, superintendente-geral da instituição, e Adriana Scavuzzi, superintendente de Atenção à Saúde, ficaram responsáveis por apresentar a experiência local do programa “Útero é Vida”, movimento global liderado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), que utilizaram o hospital pernambucano para a implementação do programa. Além disso, o IMIP também apresentou o trabalho de cooperação estratégica para a saúde dos povos indígenas através do guia para profissionais que combatem a desnutrição infantil, com foco no território Yanomami, e o modelo de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Primeira Infância (AIDPI).
O programa “Útero é Vida”, coordenadora pela Oncologista do IMIP, Jurema Telles, atua através de três perspectivas: o aprimoramento da Linha de Cuidado do Câncer de Colo do Útero, a expansão da vacinação contra o HPV, e a estruturação para o rastreamento organizado das mulheres com o desenvolvimento de um teste nacional para detecção de HPV por PCR. O teste em questão é a validação do teste IBMP Biomol HPV Alto Risco.
O IMIP também possui um trabalho de referência com a criação de um manual para manejo da desnutrição aguda grave em crianças no contexto da emergência Yanomami. A apresentação foi realizada por Adriana Scavuzzi, que também detalhou sobre o AIDPI, modelo em que o IMIP foi berço no Brasil com foco na garantia do cuidado integral com as crianças.
A participação do IMIP no evento reforça o reconhecimento nacional e internacional do Instituto pela atuação de excelência não apenas nas áreas de assistências, mas também no ensino e na pesquisa.


