Afra Suassuna participa de cerimônia da Fiocruz em homenagem ao diretor da OPAS
Afra Suassuna participa de cerimônia da Fiocruz em homenagem ao diretor da OPAS
O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, recebeu da Fiocruz o título de Doutor Honoris Causa, a maior honraria desta instituição, em uma manhã de homenagens e compromisso com a saúde pública. A diplomação foi realizada no dia 08 de dezembro pelo Presidente da Fiocruz, Mário Moreira e pela Diretora do Instituto Oswaldo Cruz, Professora Tânia Araújo.
A cerimônia contou, dentre outras autoridades, com a presença da representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross, diretores, professores e pesquisadores da instituição, tendo ainda a presença de amigos e familiares do homenageado.
Em dezembro de 2022, o Dr. Jarbas Barbosa foi agraciado pelo IMIP com a Comenda Professor Fernando Figueira. O Instituto participou da cerimônia por meio da Diretora de Extensão, Afra Suassuna, representando a Superintendente Geral, Tereza Campos.
O sanitarista é o sétimo a receber o título, o mais importante outorgado pela Fiocruz para quem trabalha pelas melhorias de vida da população. Em discurso na cerimônia, Barbosa agradeceu a honraria, relembrou sua trajetória, com forte relação com a Fundação, destacou ações da Opas e desafios da saúde global, como preparação para pandemias, e reforçou seu comprometimento em diminuir as iniquidades no acesso aos serviços de saúde na região.
Representando na cerimônia o Conselho Deliberativo da Fiocruz, a diretora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Tania Araújo Jorge, apresentou a trajetória de Barbosa, destacando seu trabalho em prol da diminuição das iniquidades, sua carreira nacional e internacional de referência e seu papel na pandemia de Covid-19, ao liderar os esforços de enfrentamento à crise, como o lançamento de uma plataforma para expandir a produção de vacinas de mRNA na região das Américas.
- com informações portal Fiocruz