Celulares proibidos nas escolas: especialista do IMIP destaca benefícios para a saúde mental dos jovens

Celulares proibidos nas escolas: especialista do IMIP destaca benefícios para a saúde mental dos jovens

Celulares proibidos nas escolas: especialista do IMIP destaca benefícios para a saúde mental dos jovens

Por Natália Santos
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Com a proibição do uso de celulares em salas de aula, sancionada pelo presidente Lula em 15 de janeiro, escolas de todo o país iniciam o ano letivo de 2025 com novas regras. A medida, válida para toda a educação básica, também restringe o uso dos aparelhos nos intervalos, salvo em situações excepcionais, como emergências e fins pedagógicos. A psicóloga do IMIP, Otovanilda Gois, destaca os impactos positivos da mudança na saúde das crianças e dos adolescentes.

Entre os benefícios apontados, estão a melhora na atenção, no desempenho acadêmico e no convívio social, além de estimular criatividade, contato com a natureza e maturação emocional. “Sem as distrações das telas, os alunos têm mais foco e podem superar déficits de aprendizagem”, completa a psicóloga. O excesso de telas está ligado a transtornos como ansiedade e depressão. “O cérebro em desenvolvimento não está preparado para tantos estímulos”, explica.

A medida contribui ainda para ajudar os jovens a lidar com as diferenças, desenvolver resiliência diante dos desafios da vida real e fortalecer habilidades essenciais, como empatia e cooperação. “Trata-se, portanto, de uma rica oportunidade para resgatar a espontaneidade criativa própria da infância e adolescência, estimulando uma vivência mais plena, equilibrada e conectada com o mundo ao seu redor”, atesta.

No entanto, ela ressalta que o sucesso da medida depende do engajamento das famílias, da promoção de ações pedagógicas criativas e do trabalho com competências socioemocionais nas escolas.

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