CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda avaliação dos níveis de moléculas coestimuladoras no melanoma cutâneo

CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda avaliação dos níveis de moléculas coestimuladoras no melanoma cutâneo

CIÊNCIA EM PAUTA NO IMIP: Defesa de Tese do Doutorado em Saúde Integral aborda avaliação dos níveis de moléculas coestimuladoras no melanoma cutâneo

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

Para você que atua na área da saúde e busca aprofundar seus conhecimentos em pesquisa translacional e marcadores prognósticos em oncologia, esta é uma oportunidade imperdível!

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP convida toda a comunidade acadêmica, científica e os profissionais de saúde para a defesa pública da tese de doutorado da pesquisadora Dra. Valéria Lúcia Lobo Tavares, que avaliou os níveis de moléculas em pacientes com melanoma cutâneo e sua associação ao prognóstico e à progressão da doença.

Título da Tese

AVALIAÇÃO DAS MOLÉCULAS COESTIMULADORAS sOX40, sOX40L, s4-1BB, sICOS, sGITR E sGITRL COMO POTENCIAIS BIOMARCADORES DE PROGNÓSTICO E PROGRESSÃO DA DOENÇA NO MELANOMA CUTÂNEO

Data: 22 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Sala de Defesa de Tese do IMIP

Sobre a pesquisa

O melanoma cutâneo, embora menos frequente, é considerado o câncer de pele mais agressivo. A investigação de moléculas coestimuladoras da resposta imunológica surge como estratégia promissora para melhorar o prognóstico e desenvolver novas possibilidades terapêuticas.

No estudo, foram analisadas moléculas como sOX40, sOX40L, s4-1BB, sICOS, sGITR e sGITRL, que desempenham papel fundamental na ativação do sistema imune. Os resultados sugerem que algumas delas podem atuar como biomarcadores no acompanhamento da progressão da doença e na personalização de tratamentos.

A pesquisa reforça ainda que impulsionar o ciclo imunológico do câncer, por meio desses fatores de coestimulação, pode potencializar a eficácia das imunoterapias já existentes, especialmente diante de casos de resistência aos tratamentos atuais.

Sobre os pesquisadores

A tese é orientada pela Profa. Dra. Leuridan Cavalcante Torres, biomédica e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP e do Programa em Medicina Translacional da UNIFESP.

A doutoranda Dra. Valéria Lucia Lobo Tavares é enfermeira com especialização em Pesquisa Clínica Aplicada e atua na Gestão do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital de Câncer de Pernambuco.

O trabalho também contou com a colaboração do Prof. Dr. Rogério Luiz Santos, médico do Hospital de Câncer de Pernambuco e do Real Hospital Português.

Sua presença fortalece o debate acadêmico e enriquece o desenvolvimento da ciência voltada para as necessidades reais da população.

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral – IMIP
Formando pesquisadores comprometidos com a transformação social e o cuidado em saúde.

Opções de privacidade