Cremepe realiza outorga da Medalha Professor Fernando Figueira 2023

Cremepe realiza outorga da Medalha Professor Fernando Figueira 2023
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) realizou, na noite da quarta-feira (24), a outorga da Medalha Prof. Fernando Figueira 2023. A comenda é concedida todos os anos a três médicos de destaque do Estado. A medalha, criada em 2004 pelo Cremepe, através da Resolução Nº 06, agraciou, neste ano, os médicos: Antônio Peregrino; Terezinha Tenório e Fernando Amaral.
A mesa solene foi composta pelo presidente do Cremepe, Mário Jorge Lôbo, pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Walber Steffano; o presidente da Associação Médica de Pernambuco (AMPE), Bento Bezerra e o presidente da Academia Pernambucana de Medicina (APM), Hildo Azevedo, além do superintendente de ensino e pesquisa do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), Fernando Figueira.
Em seu discurso, o presidente do Cremepe, Mário Jorge Lôbo, cumprimentou todos os presentes e destacou a importância da comenda para a medicina pernambucana. A honraria concedida pelo Cremepe considera a relevância desses profissionais para a sociedade pelo desempenho ético profissional e reconhece os esforços e a dedicação dos agraciados que exercem a medicina com ética, solidariedade e responsabilidade social, elevando o bom conceito dos médicos e da profissão.
Iniciando as homenagens, o conselheiro Filipe Portela foi responsável por trazer a história da comenda e de seu patrono: o Professor Fernando Figueira. “Sinto-me honrado em poder falar do professor Fernando Figueira, não só por fazer parte há 12 anos do IMIP, como também por compartilhar de sua filosofia e valores ao ensinar aos médicos em formação a importância de uma medicina centrada no paciente, levando em consideração o contexto social e econômico ao qual ele está inserido”, disse o conselheiro em seu discurso. “O maior legado que o professor nos deixou foi a prática da boa medicina realizada com compromisso ético, pautado nos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes, assim como pela imensa dedicação ao ensino e à produção científica”, destacou Filipe.
Apadrinhando a agraciada Terezinha Tenório, o 3º vice-presidente do Cremepe, Agostinho Machado, fez um discurso emocionante que resgatou a contribuição da ginecologista e obstetra à especialidade em Pernambuco. “É simplesmente impossível contabilizar quantas atividades voltadas para o ensino dos alunos, internos, residentes e médicos estagiários foram realizadas, aulas e seminários ministrados, desde antes do início da UFPE, passando por IMIP, UPE, fundação Oswaldo Cruz, laboratório Aggeu Magalhães até assessorias, consultorias, cursos de pesquisa e extensão, caravanas científicas e palestras em congressos; sempre com muita classe, comentários respeitosos, reciclagem de conteúdo e boa didática. Seu dom e paixão pelo ensino e a vontade de aprender com cada paciente atendida, mesmo diante de tanto conhecimento já adquirido, era contagiante para mim e para todos seus ex-alunos, ex-residentes e colegas de profissão” afirmou o diretor da entidade.
O conselheiro Alexandre Mattos, que apadrinhou o psiquiatra Antônio Peregrino, teceu uma série de elogios ao Professor, o qual considera um dos professores de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) que mais lhe ensinaram e moldaram nas atividades docentes. “Se tem um médico em Pernambuco que representa a medicina ética, solidária e responsável é oProf. Antônio Peregrino. Sinto-me muito honrado em ser o padrinho dessa medalha, além de todas as qualidades que todos nós reconhecemos no Professor Peregrino e que levou a sua escolha para ser agraciado por essa medalha, para mim, pessoalmente, Antônio Peregrino sempre representou uma voz experiente, condutora e amiga”, elogiou o conselheiro.
Por fim, foi o momento de agraciar o radiologista Fernando Amaral, apadrinhado pela conselheira Adônis Manzella, que destacou o seu vasto currículo como Ex-Preceptor da Residência Médica em Radiologia do Hospital Barão de Lucena e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP); Ex-Coordenador do Curso de Educação Continuada da Sociedade de Radiologia de Pernambuco, além de Professor do Curso de Educação Continuada da Sociedade de Radiologia de Pernambuco.