Emergência pediátrica do IMIP recebe pintura artística produzida por equipe multiprofissional do setor

Emergência pediátrica do IMIP recebe pintura artística produzida por equipe multiprofissional do setor
A emergência pediátrica do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) está ganhando um colorido diferente. É que, através de médicos e profissionais de enfermagem do setor, pinturas artísticas estão sendo realizadas nas salas que compõem o prédio, trabalhando a ambiência terapêutica no espaço, que tem a ver com estrutura, estética, relações humanas e profissionais integrados e bem inseridos no ambiente de internação. A iniciativa é dos médicos pediatras Ruben Maggi e Jheyza Cordeiro, mas tem contado com diversas mãos para ganhar forma.



O objetivo é que até o final de 2024 toda a emergência pediátrica tenha ganhado novas cores, com desenhos que remetem à natureza e buscam trazer mais aconchego e tranquilidade para os pacientes, acompanhantes e toda a equipe de profissionais.
“Queremos fazer a estadia dessas pessoas, que estão aqui não porque querem, mas por necessidade, mais leve e confortável. É algo que faz bem demais, tanto para quem está em atendimento, quanto para quem está trabalhando o dia inteiro”, explicou Jheyza, que também tem trabalhado nas pinturas durante os finais de semana para concluir as artes com maior rapidez. “Não queremos atrapalhar o fluxo do ambiente”, acrescentou.


O projeto também está contando com a participação de Martina Araújo (residente de pediatria), Nathália Cavalcanti (enfermeira), Flávio Rebelo (Pediatra), Ariadne Souto maior (Pediatra), Mateus Borba (Interno medicina FPS), Ellen Sobral (Interno medicina FPS), Larissa Beltrão (Interno medicina FPS) ,Gleissy Dantas (Fisioterapeuta), Mariana Tavares (residente de pediatria), Rafaela Duarte (residente de pediatria), Gabriela Barros (residente de pediatria), Beatriz Tereza (residente de pediatria), Bruno Gurgel (Médico de família e comunidade), Ester Reis (residente de pediatria), Felipe Leite (pediatra da emergência e medico residente da neonatologia), Patrícia Nigromonte (Pediatra), Daniela Menelau (Interna medicina FPS), Adriana Gomes (Enfermeira), Dulci Candeias (Técnica de enfermagem), Edilene Marques (Técnica de enfermagem), Gabrielle Pimentel (residente de pediatria) e Marina Doherty (residente de pediatria – externa).
“O nome diz tudo: ambiência terapêutica. É algo que terá impacto direto para as crianças, que muitas vezes chegam no setor bastante agitadas”, contou a enfermeira Nathália Cavalcanti, que relatou que, durante o processo de pintura, uma criança que estava em atendimento pediu para participar do momento. “Uma menina nos viu e pediu para pintar também. Ela saiu daqui muito mais feliz.”


