Emoção marca roda de conversa sobre doação de órgãos no Teatro do IMIP

Emoção marca roda de conversa sobre doação de órgãos no Teatro do IMIP
A emoção tomou conta dos depoimentos dos transplantados na roda de conversa que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Teatro do IMIP, como parte das ações do Setembro Verde, mês de campanha em prol do estímulo à doação de órgãos e tecidos.
O evento foi aberto pela diretora médica do IMIP, Flávia Anchielle, que falou da necessidade de se tornar um doador, além do papel da Instituição nesse processo. “Somos o maior centro de transplantes da região Norte e Nordeste, tendo realizado 285 transplantes de órgãos, em 2024”, disse.



A conversa foi mediada pela coordenadora da Organização de Procura de Órgãos – OPO IMIP, Patrícia Jaqueline, que contou com a participação dos pacientes transplantados André Stamford e Agaliane Balbino, além de Dona Virgínia Barbosa, mãe de paciente transplantado. As histórias de vida, de sofrimento e de superação emocionaram a plateia presente. “Quando a gente ganha um novo órgão, é uma vida que nasce de novo. Uma nova oportunidade para seguir vivendo”, disse, emocionado, André.
Qualquer pessoa pode ser doadora, mas precisa passar esse desejo para a família, pois só eles podem autorizar. “Famílias doadoras, além de atenderem à vontade do ente querido, ainda estarão protagonizando um ato solidário a milhares de pessoas na lista de espera”, afirmou Patrícia Jaqueline.




Confira a programação de sábado do Setembro Verde do IMIP (21.09.2024)
Parque da Jaqueira e Dona Lindu (ação simultânea)
08h00 às 13h00 – Aferição da glicose e da pressão arterial, entrega de bottons e de panfletos, entrega de carteirinhas de “sou doador”, jogos e totem interativo, ação de profissionais de saúde com as famílias sobre a importância da doação de órgãos.