Emoção marca roda de conversa sobre doação de órgãos no Teatro do IMIP

Emoção marca roda de conversa sobre doação de órgãos no Teatro do IMIP

Emoção marca roda de conversa sobre doação de órgãos no Teatro do IMIP

Por Natália Santos
Compartilhe:

A emoção tomou conta dos depoimentos dos transplantados na roda de conversa que aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), no Teatro do IMIP, como parte das ações do Setembro Verde, mês de campanha em prol do estímulo à doação de órgãos e tecidos.

O evento foi aberto pela diretora médica do IMIP, Flávia Anchielle, que falou da necessidade de se tornar um doador, além do papel da Instituição nesse processo. “Somos o maior centro de transplantes da região Norte e Nordeste, tendo realizado 285 transplantes de órgãos, em 2024”, disse.

A conversa foi mediada pela coordenadora da Organização de Procura de Órgãos – OPO IMIP, Patrícia Jaqueline, que contou com a participação dos pacientes transplantados André Stamford e Agaliane Balbino, além de Dona Virgínia Barbosa, mãe de paciente transplantado. As histórias de vida, de sofrimento e de superação emocionaram a plateia presente. “Quando a gente ganha um novo órgão, é uma vida que nasce de novo. Uma nova oportunidade para seguir vivendo”, disse, emocionado, André.

Qualquer pessoa pode ser doadora, mas precisa passar esse desejo para a família, pois só eles podem autorizar. “Famílias doadoras, além de atenderem à vontade do ente querido, ainda estarão protagonizando um ato solidário a milhares de pessoas na lista de espera”, afirmou Patrícia Jaqueline.

Confira a programação de sábado do Setembro Verde do IMIP (21.09.2024)

Parque da Jaqueira e Dona Lindu (ação simultânea)

08h00 às 13h00 – Aferição da glicose e da pressão arterial, entrega de bottons e de panfletos, entrega de carteirinhas de “sou doador”, jogos e totem interativo, ação de profissionais de saúde com as famílias sobre a importância da doação de órgãos.

Opções de privacidade