Fissura labiopalatina: IMIP e Smile Train se unem para conscientizar a sociedade

Fissura labiopalatina: IMIP e Smile Train se unem para conscientizar a sociedade
Mais um ano o Centro de Atenção aos Defeitos da Face do IMIP (CADEFI) se une à Smile Train, maior organização sem fins lucrativos focada em fissuras labiopalatinas, para a Semana da Fissura Labiopalatina, que acontece entre os dias 2 e 6 de outubro.
Com o tema “Destaque seu sorriso”, a ação tem o intuito de divulgar o problema e conscientizar a sociedade sobre o problema. Nesta quarta-feira (04.10), foram realizadas oficinas e contação de histórias no ambulatório do serviço para pacientes e acompanhantes.
O que é a fissura labiopalatina?
A fissura labiopalatina, popularmente conhecida como “lábio leporino”, está relacionada a diversos fatores ocorridos durante o período de gestação como ingestão de medicamentos, exposição ao raio-X, deficiência nutricional, entre outros. Esta deformação atinge, frequentemente, a pele, subcutâneo, músculos e a parte óssea da face. Acarreta ainda em alterações dentárias, na alocução, respiração e também em dificuldades para ingerir líquidos e alimentos.
O problema ocorre quando o desenvolvimento do bebê é incompleto durante a gestação e ele permanece com uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca). A fissura também pode ocorrer simultaneamente no lábio e no palato. No Brasil, estima-se que, a cada 650 nascimentos, uma criança nasce com a fissura labiopalatina.
Cadefi
Fundado em 2002, o Cadefi é o segundo maior centro do Brasil que oferece tratamento a pacientes fissurados e, na rede pública, é o único centro especializado no Nordeste no tratamento multidisciplinar de fissura lábio, palato e lábio e palato, além das demais deformidades craniofaciais.
Por mês, o Cadefi realiza uma média de 800 atendimentos. O serviço dispõe de uma multidisciplinar para acompanhar caso a caso, com profissionais das seguintes áreas fonoaudiologia, cirurgia plástica, odontologia, ortodontia, psicologia, serviço social enfermagem
Para ter acesso ao serviço, o paciente pode realizar a marcação de forma espontânea (presencial ou por telefone). Além disso, também pode ser encaminhado internamento ou de uma unidade externa.
A parceria com a Smile Train teve início há 14 anos e permite qualificar o atendimento aos pacientes cadastrados no serviço desde sua fundação. A entidade fornece treinamento, financiamento e recursos para capacitar profissionais de saúde locais em mais de 70 países. Além de realizar cirurgias de fissuras 100% gratuitas, assim como outras formas de tratamento multidisciplinar.





