IMIP apresenta resultados da Campanha Hora Dourada e Programa Comfort da Oncologia Pediátrica

IMIP apresenta resultados da Campanha Hora Dourada e Programa Comfort da Oncologia Pediátrica
A oncologista pediátrica do IMIP, Mecneide Mendes, apresentou essa semana os resultados da Campanha Hora Dourada e do Programa Comfort, iniciados em 2022. Ambos são voltados para pais/responsáveis e pacientes da Oncologia Pediátrica sobre a importância da atenção e cuidados pertinentes ao paciente em quimioterapia.
“Estas crianças e adolescentes devem receber antibiótico na primeira hora da febre (igual ou maior que 38ºC). Isso é muito importante porque eles estão mais predispostos a contrair infecções, e isso deve ser evitado”, destacou a coordenadora da Oncologia Pediátrica do IMIP, Mecneide Mendes Lins.
A campanha da Hora Dourada visa a conscientização do responsável pela criança na tomada de decisões que podem salvar a vida deste paciente. A equipe da Oncologia Pediátrica ressalta que a medicação deve ser ministrada em uma unidade de saúde, com orientação médica.
“Após o início da Hora Dourada aqui no IMIP, observamos redução das infecções graves em até 4 vezes, contribuindo para a boa recuperação durante o tratamento. Mais de 70% dos nossos pacientes atingiram a meta de tomar o medicamento na 1ª hora”, comemora a médica.


Hora Dourada – A iniciativa faz parte do projeto Hora Dourada, desenvolvido pelo St. Jude Children’s Research, hospital dos Estados Unidos (EUA) especializado em tratamento de câncer pediátrico. A ação consiste, entre outras atividades, orientar as famílias a monitorarem a temperatura das crianças em tratamento, visando a redução da mortalidade dos pacientes.
Já o programa Comfort orienta ações para reduzir dor provocada pelos procedimentos invasivos, necessários no tratamento das crianças, oferecendo qualidade de vida, possibilitando uma experiência menos dolorosa e uma memória mais leve e lúdica desse período do tratamento rumo a cura.
O projeto Troco Solidário, capitaneado pela Fundação Alice Figueira de Apoio ao IMIP (FAF), vem ajudando de forma efetiva no tratamento das crianças que realizam tratamento oncológico no IMIP com a distribuição de termômetros para os novos pacientes.