IMIP expande horizontes com Missão Internacional em Angola e Itália
IMIP expande horizontes com Missão Internacional em Angola e Itália
Na última semana, o IMIP, por meio do superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação, Dr. Fernando Augusto Figueira, esteve em uma missão internacional que fortaleceu ainda mais os laços globais em saúde e pesquisa. Essa jornada, que abarcou visitas à Angola e Itália, destacou o compromisso contínuo do IMIP com a inovação, a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de projetos colaborativos que impactam a saúde global.
De 18 a 20 de setembro, Fernando Figueira também participou do IV Encontro do Setor Sistema Sanitário Calabriano – SSC, realizado no Hospital Divina Providência em Luanda, na Angola. Durante a palestra, ele apresentou a missão internacional do IMIP e o compromisso da instituição com projetos que buscam melhorar a saúde ao redor do mundo. Essa parceria conecta instituições de saúde filantrópicas de países como Itália, Brasil, Filipinas e Angola, criando uma rede colaborativa voltada para a formação de profissionais e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras.
Em seguida, representando o IMIP em Verona, Itália, o o médico foi recebido por importantes líderes do sistema de saúde Calabriano, como Gedovar Nazzari, Claudio Biancone e Federico Gobbi. Juntos, iniciaram parcerias promissoras, incluindo um projeto de pesquisa epidemiológica que tem o potencial de transformar o futuro da saúde. Além disso, discutiram a troca de experiências com o renomado centro europeu de endometriose, conhecimento que será incorporado ao IMIP para elevar o nível de cuidado em ginecologia.
Aproveitando a oportunidade, foram convidados pesquisadores italianos para se tornarem editores associados da nossa Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, um passo significativo para fortalecer os laços acadêmicos entre as instituições. Além disso, planos foram traçados para enviar médicos e enfermeiros brasileiros para hospitais em Angola, Filipinas e Brasil, promovendo um intercâmbio de conhecimento que impactará vidas globalmente.
A missão culminou com uma visita ao Centro Cardiológico Monzino, em Milão, um dos centros mais avançados do mundo na técnica de Ozaki, uma inovadora cirurgia cardiovascular. Durante a visita, Fernando Figueira teve a oportunidade de conhecer em detalhes a rotina cirúrgica e clínica deste centro de excelência e discutir a técnica com o renomado cirurgião Giorgio Mastroiacovo. A técnica de Ozaki, que promete revolucionar o tratamento cardiovascular, especialmente no Nordeste do Brasil, tem o potencial de reduzir custos e oferecer enormes benefícios clínicos.
Com isso, o superintendente de Ensino, Pesquisa e Inovação retorna ao IMIP com a firme intenção de implementar essa inovação no Recife e com planos de promover um simpósio, que contará com a participação de colegas italianos. Essa missão internacional reforça o papel da instituição como um centro global de inovação em saúde e pesquisa, expandindo as fronteiras e garantindo que o impacto dessas ações continue a alcançar cada vez mais pessoas ao redor do mundo.