IMIP lança Política de Experiência do Paciente

IMIP lança Política de Experiência do Paciente

IMIP lança Política de Experiência do Paciente

Por Natália Santos
Compartilhe:

Na manhã desta sexta (06.06), data que marca o Dia Mundial do Movimento “O que importa para você”, o IMIP lançou a “Política Institucional de Experiência do Paciente – o jeito IMIP de cuidar”. A iniciativa visa aprimorar continuamente a experiência dos usuários em todos os pontos de cuidado, alinhando-se às melhores práticas de atenção centrada na pessoa.

A solenidade contou com a presença da Superintendente Geral do IMIP, Dra. Tereza Campos, da Superintendente de Atenção à Saúde do IMIP, Dra. Adriana Scavuzzi, além de diretores e coordenadores da instituição. O evento foi conduzido pelo diretor de Governança Clínica do Instituto, Gustavo Miranda, que fez a mediação da abertura e apresentação da nova Política Institucional.

O IMIP tem um compromisso sólido com a segurança do paciente, adotando protocolos rigorosos para minimizar riscos e garantir um atendimento de qualidade, promovendo boas práticas na assistência e gestão do cuidado. “A importância da experiência do paciente é para fortalecer o cuidado centrado nas pessoas”, afirmou Adriana Scavuzzi.

O lançamento reforça o empenho do IMIP com a humanização, a excelência assistencial e a escuta ativa dos usuários, promovendo uma cultura organizacional baseada na empatia, no respeito e na valorização do que realmente importa para cada pessoa aqui assistida. “A nossa instituição se reafirma assim como lugar de compaixão, afeto, esperança e confiança, onde o respeito às diferenças deve prevalecer”, afirmou Tereza Campos.

Após a abertura, a Coordenadora da Experiência do Paciente do Real Hospital Português, Tatiane Batochi, proferiu a palestra “Transformando a técnica em conexão: Como o que importa para você”.

A Política Institucional de Experiência do Paciente do IMIP busca fortalecer o elo de confiança entre o paciente/familiares e os profissionais de saúde, elevando ainda mais a qualidade assistencial. A condução será feita por um comitê institucional, composto por membros fixos e representantes estratégicos, estruturado em três linhas de cuidado – saúde do adulto, pediatria e maternidade –, garantindo uma abordagem integrada, transversal e centrada nas necessidades individuais dos pacientes.

Movimento “O que importa para você?”

Criado na Escócia em 2014, o movimento “O que importa para você?” já está presente em 49 países e se fundamenta no princípio “pergunte, ouça, faça”. Sua proposta é ajudar as equipes de saúde a compreenderem o que realmente importa para os pacientes, promovendo práticas de cuidado mais humanizadas e experiências.

Opções de privacidade