IMIP promove futebol entre colaboradores com foco na prevenção do câncer de próstata

IMIP promove futebol entre colaboradores com foco na prevenção do câncer de próstata

IMIP promove futebol entre colaboradores com foco na prevenção do câncer de próstata

Por Natália Santos
Compartilhe:

No jogo da conscientização, o maior troféu é a oportunidade de salvar vidas. Foi com esse propósito que o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizou, nesta sexta-feira (29), uma partida de futebol entre os colaboradores com foco na campanha do Novembro Azul e o alerta para a prevenção contra o câncer de próstata. 

Com uma quadra de futebol inflável montada nos espelhos d’água do Hospital Pedro II, diversos homens da instituição participaram da partida especial e promoveram a importância dos cuidados e dos hábitos saudáveis. 

“Foi uma ação muito importante para conscientizar todos os homens que na maioria das vezes ainda tem muito preconceito em relação ao exame e às prevenções do câncer de próstata”, contou David Souza, que trabalha no setor de Faturamento do complexo hospitalar. “Enxergo também como uma qualidade de vida no trabalho. A ação me proporcionou um dia diferente dentro do hospital”, complementou Davi Figueiredo, do mesmo setor. 

Um dado do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, o Brasil terá 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano. O número alarmante é mais do que um sinal de alerta para a importância da atenção e do cuidado com a saúde, principalmente para homens acima dos 50 anos. “É uma doença perigosa por ser silenciosa, mas que pode ser identificada na fase inicial através de um exame específico de sangue, o PSA (antígeno prostático específico)”, explica o urologista do IMIP, Guilherme Maia.

“Essas ações são pensadas para impactar diretamente a vida do nosso colaborador, que convive com temas relacionados à saúde o ano inteiro, mas muitas vezes esquece do autocuidado. É uma maneira de proporcionar um dia diferente para eles, mas também de reforçar a importância do cuidado e da prevenção contra a doença”, detalhou Paulo Sedicias, diretor de Marketing e Comunicação do IMIP.