IMIP realiza I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

IMIP realiza I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

IMIP realiza I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realizou, nesta segunda-feira (6), o I Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente. O evento aconteceu no Auditório Alice Figueira, nos turnos da manhã e da tarde, e reuniu profissionais de diversas áreas da instituição. Antes do encontro, os palestrantes convidados foram recebidos pela presidente do IMIP, Silvia Rissin, e do corpo diretivo.

A mesa oficial de abertura do evento foi composta pela superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, a superintendente de Atenção à Saúde, Adriana Scavuzzi, Flávia Anchielle, diretora médica da instituição, além dos palestrantes Péricles Cruz e Victor Grabois. 

“Gostaria de agradecer aos palestrantes por nos trazer bons e grandes ensinamentos hoje. Isso significa um compromisso com o sistema de saúde, com as pessoas que procuram o serviço e as que cuidam dos que procuram o serviço do IMIP. É uma troca de conhecimento para poder apresentar para a sociedade um hospital mais preparado, para atender melhor as pessoas”, disse Tereza Campos. “O IMIP tem recentemente, de forma muito intensa, buscado adequar-se a todos os processos assistenciais. Buscar a Acreditação Hospitalar para ter apenas um selo na parede não é o foco. O IMIP quer e acredita na adequação de processos para ter o reconhecimento de que as práticas aqui são seguras, assim, ganha o colaborador, o paciente e a sociedade”, complementou Adriana Scavuzzi.

A iniciativa contou com uma programação bem completa de palestras, iniciando com o tema “Em busca da assistência segura: a Acreditação muda as organizações de saúde”, comandada por Péricles Cruz, superintendente da Organização Nacional de Acreditação. “Um prazer estar aqui nesse evento bastante positivo. Humanidade é a qualidade do paciente, enxergando-o como um ser humano que precisa ser respeitado e tratado em todos os seus anseios”, discursou. Após a palestra, foi realizada uma mesa redonda sobre comunicação e trabalho em equipe.

Victor Grabois, presidente da Sociedade Brasileira de Segurança do Paciente, palestrou logo em seguida, falando sobre “O olhar de maneira diferente para a segurança do paciente”. “É um enorme prazer estar no IMIP, um hospital que honra Pernambuco e o Brasil pela sua trajetória, exemplos e ideias. Essa é uma grande oportunidade de troca. Nunca volto a mesma pessoa para casa”, contou o médico.

Ex-secretário de Saúde de Pernambuco, o médico oncologista Iran Costa ficou responsável por falar sobre “Os desafios da cultura de segurança do paciente no SUS”.

A parte da tarde iniciou com uma mesa redonda, que discutiu o tema “A cirurgia segura começa antes da cirurgia”, seguida pela palestra de Raissa Falbo, Diretora de Suprimentos do IMIP, que falou sobre “Segurança medicamentosa: um desafio de todos”.

A programação ainda contou com o debate “Os impactos emocionais, profissionais e financeiros”, comandado de forma remota pela enfermeira Marília Damasceno, sendo encerrada com a palestra de Lívia Andrade, Diretora de Ensino do IMIP, que tratou sobre “Compromisso com a segurança do paciente: papel dos estudantes e residentes”.

Opções de privacidade