IMIP realiza mutirão de cirurgia bariátrica

IMIP realiza mutirão de cirurgia bariátrica
O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) realiza, entre os dias 13 e 17 de outubro, um mutirão de gastroplastias em alusão ao Dia Mundial da Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro. Ao todo, serão realizadas oito cirurgias bariátricas. O serviço é coordenado pela médica cirurgiã Danielle Teti.
A ação tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade grave, uma condição que afeta milhares de pessoas em Pernambuco e que possui longa fila de espera no sistema público de saúde.
A gastroplastia, também conhecida como cirurgia bariátrica, é um procedimento de grande porte, indicado para pacientes com obesidade severa e comorbidades associadas, como diabetes, hipertensão e apneia do sono, que comprometem a saúde e a autonomia dos pacientes.
No estado, poucos serviços são habilitados para realizar esse tipo de intervenção, o que torna a iniciativa do IMIP ainda mais relevante. “A obesidade é uma doença crônica, progressiva e multifatorial, que exige abordagem multidisciplinar. Nosso objetivo com o mutirão é oferecer esperança e qualidade de vida para quem aguarda há anos por essa oportunidade”, afirma a Dra. Danielle.
O combate à obesidade começa com educação alimentar, incentivo à prática de atividades físicas e acesso a cuidados médicos adequados.


