IMIP realiza mutirão de DIU hormonal para pacientes atendidas no serviço

IMIP realiza mutirão de DIU hormonal para pacientes atendidas no serviço
Para marcar o Dia Mundial da Contracepção, lembrado nesta terça-feira (26), o Centro de Atenção à Mulher (CAM) do IMIP realizou um mutirão de DIU hormonal para as pacientes atendidas pelo serviço. A ação contou com a participação de residentes de Ginecologia e Obstetrícia e dos estudantes de medicina da FPS.
O CAM tem o amplo acesso à contracepção como uma das prioridades, baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por ano, o Instituto realiza, aproximadamente, 1.600 inserções de DIU.
Para inserção do método contraceptivo não é necessário apresentar nenhum exame, bastando apenas não haver atraso menstrual e o procedimento pode ser realizado no momento da consulta médica.
Existem vários métodos contraceptivos como preservativos, contraceptivos orais e injetáveis, anel vaginal e os LARCS (contraceptivos reversíveis de longa duração). O DIU é considerado um método reversível de longa duração, seguro e eficaz.
O DIU hormonal, além de ação contraceptiva, é considerado terapêutico nas mulheres com sangramento uterino anormal, miomatose, endometriose e adenomiose.