Janeiro Branco: Psicóloga do IMIP dá dicas sobre saúde mental e bem-estar
Janeiro Branco: Psicóloga do IMIP dá dicas sobre saúde mental e bem-estar
Começar o ano cuidando de si. Esse é um dos objetivos do Janeiro Branco, campanha que traz conscientização sobre saúde mental e bem-estar. Buscando alertar a sociedade sobre os cuidados com a mente e o emocional, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) dá dicas sobre autocuidado.
“Cuidar da saúde mental é fundamental, afinal, quando a gente não fala, o corpo grita, nos fazendo adoecer de diversas maneiras”, alerta a psicóloga do IMIP, Otavanilda Góis. A profissional reforça que é natural do ser humano sentir-se triste e muitas vezes angustiado, mas reforça: “quando você percebe que isso é algo persistente e que está te impedindo de realizar atividades, acenda um sinal de alerta e busque ajuda”, recomendou.
Cuidar do externo é uma dica valiosa para o cuidado interno. Manter hábitos saudáveis como se alimentar de forma correta, ter bons hábitos de sono e uma rotina minimamente estabelecida podem ser os primeiros passos para a busca de uma mente mais saudável.
“Ter um ciclo de amizades, praticar exercícios físicos e, claro, fazer terapia, são atividades fundamentais para o bem-estar físico e mental do ser humano”, complementou Otavanilda, que também falou sobre como manter-se bem no ambiente de trabalho, afinal, é onde boa parte das pessoas passam a maior parte do tempo. “Primeiro é importante que cada pessoa se identifique com seu próprio ambiente de trabalho, mas também que ali dentro ela possa construir vinculações afetivas a fim de encontrar suporte e também compartilhar atividades, porque um bom ambiente de trabalho é construído em equipe.”