NOVEMBRO AZUL: campanha marca a prevenção do câncer de próstata
NOVEMBRO AZUL: campanha marca a prevenção do câncer de próstata
A campanha do Novembro Azul possui como mote principal a conscientização da saúde do homem, mais especificamente com foco na prevenção do câncer de próstata. Um dado do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, o Brasil terá 72 mil novos casos de câncer de próstata por ano.
O número alarmante é mais do que um sinal de alerta para a importância da atenção e do cuidado com a saúde, principalmente para homens acima dos 50 anos. “Esse é um tema que merece atenção o ano inteiro, mas no Novembro Azul damos ainda mais destaque para o câncer de próstata, que é o mais frequente e o segundo que mais mata. É uma doença perigosa por ser silenciosa, mas que pode ser identificada na fase inicial através de um exame específico de sangue, o PSA (antígeno prostático específico)”, explica o Urologia do IMIP, Guilherme Maia.
Além dos exames de rotina em dia, o homem que deseja manter-se saudável e prevenido contra a doença deve focar também na prática de exercícios físicos regulares e em uma alimentação equilibrada, rica em produtos naturais e com baixo teor de açúcar e gordura. “Não deixe de procurar o seu médico para realizar os exames e assim cuidar da saúde de forma preventiva contra o câncer”, complementou Dr. Guilherme.