Setembro Verde: Debate sobre doação de órgãos no Espaço Ciência e Cultura do IMIP

Setembro Verde: Debate sobre doação de órgãos no Espaço Ciência e Cultura do IMIP
Dentro das atividades em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/09) e ao Setembro Verde, o IMIP promoveu, nesta terça-feira (26), uma roda de conversa sobre o tema no Espaço Ciência e Cultura do IMIP. A abertura da atividade contou com a apresentação musical da banda Novos Boêmios.
A superintendente-geral, Tereza Campos, falou sobre a importância de mobilizar a sociedade em prol do tema e da necessidade de sensibilizar as pessoas. “Somos número 1 em transplantes no Norte e Nordeste; por isso temos que dar o exemplo”, disse a gestora.
No bate papo, foram discutidos os entraves e a importância sobre a doação de órgãos. Fizeram parte da discussão a Diretora Médica do IMIP, Flávia Anchielle; o Coordenador da Unidade Geral de Transplantes, Amaro Medeiros; o coordenador do Transplante de Fígado, Cláudio Lacerda, o coordenador da OPO e CIHDOTT do IMIP, João Paulo Ribeiro, o coordenador do SAMU Recife, Leonardo Gomes; a coordenadora da Central de Transplantes de PE, Melissa Moura, e a coordenadora de Transplantes do IMIP, Patrícia Jaqueline. A roda de conversa foi mediada pelo cirurgião cardiovascular do IMIP, Dr. Diogo Ferraz.







O evento contou com um momento especial proporcionado pela equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), instituição que tem desenvolvido trabalho essencial na captação de órgãos para transplantes e parceira do IMIP. A corporação realizou um sobrevoo de helicóptero, com lançamento de pétalas de rosas sobre os espelhos d’água no prédio Pedro II, em homenagem aos doadores e seus familiares.
Em setembro, o IMIP ultrapassou a marca dos 5 mil transplantes. Apesar dos números exitosos, a doação de órgãos ainda enfrenta barreiras devido à falta de informação da sociedade.