SUS e IMIP: Compromisso com a Saúde Integral e Equidade

SUS e IMIP: Compromisso com a Saúde Integral e Equidade

SUS e IMIP: Compromisso com a Saúde Integral e Equidade

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

Confira abaixo o artigo da superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, sobre o aniversário do SUS, nesse dia 19 de setembro:

Há 34 anos, a Lei nº 8.080 de 1990 foi sancionada, regulamentando a criação de um sistema de saúde pública universal e igualitário para todos (as) os (as) brasileiros, inclusive a estrangeiros que estejam residindo ou de passagem no país. Celebramos, assim, neste 19 de setembro, uma importante conquista social do Brasil, sendo o SUS, patrimônio do povo brasileiro, um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, representando seu papel fundamental na prevenção e promoção da saúde, com base nos princípios da universalidade, integralidade e equidade.

Com seus princípios e valores comprometidos com o ideário do SUS, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP tem se destacado como um exemplo de compromisso com a saúde integral, humanizada e de qualidade. Tendo uma história marcada pela busca constante por excelência e inovação, o IMIP desempenha ainda um papel essencial através da formação de profissionais comprometidos com os princípios do SUS, preparando-os para enfrentar os desafios da saúde pública com ética e responsabilidade social, em conformidade com as necessidades da população.

Nos 64 anos de sua existência, a instituição contribuiu significativamente para a equidade no acesso à saúde, acolhendo milhões de usuários, muitas vezes em regiões e contextos onde o atendimento especializado seria inacessível. Essa parceria entre o SUS e o IMIP é um exemplo que evidencia ser possível construir um sistema de saúde justo, com uma sociedade, inclusiva e consciente da importância da saúde como um direito de todos e dever do Estado.

Opções de privacidade