Tereza Campos participa do 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e de Reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Entidades Filantrópicas
Tereza Campos participa do 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e de Reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Entidades Filantrópicas
A superintendente-geral do IMIP, Vice-Presidente do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) e Presidente do Conselho de Administração da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco (FEHOSPE), Tereza Campos, participou, em Brasília, do 32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). Nesta terça-feira (13), a gestora, representando a CMB, foi moderadora da mesa “Desafios Contemporâneos da Gestão Hospitalar”, no Fórum Jurídico, que teve como palestrantes os advogados Paulo Sávio Nogueira e Flavia Regina Oliveira. O evento se estende até o dia 15 de agosto, contando ainda com a participação de 37 palestrantes.
O congresso também trouxe debates e insights valiosos sobre o cenário atual e as perspectivas futuras da saúde filantrópica. “Eficiência Hospitalar: Soluções e Estratégias para uma Gestão Sustentável”, “A Excelência em Gestão de Pessoas” e “A Dinâmica da Inteligência Artificial e sua relação com o Capital Humano” foram alguns dos temas abordados no evento, que reuniu presidentes, provedores, diretores, médicos, advogados, administradores hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais de saúde de todo Brasil.
As Santas Casas, que estão no país inteiro, têm uma grande capilaridade e são responsáveis pelo atendimento de mais de 50% da demanda de média complexidade e mais de 60% da alta complexidade do SUS. São 19 federações estaduais, sendo 1.802 hospitais sem fins lucrativos, que compõem a CMB.
De acordo com o presidente da CMB, Mirócles Campos Véras Neto, é impensável um sistema de saúde eficiente sem a participação de todos os atores, incluindo as Santas Casas e hospitais filantrópicos. “Seguimos confiantes que os atuais gestores estão dispostos a trabalhar em prol de uma rede hospitalar que é protagonista do SUS. Queremos construir um caminho junto com Ministério da Saúde, Conass e Conasems. Só assim teremos um sistema forte e capaz de pensar em novas estratégias para o sistema de saúde”, destacou.
Ainda nesta terça-feira, Tereza Campos esteve presente na reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, hospitais e entidades filantrópicas, que discutiu a aprovação do PLP 57/22, de autoria do Deputado Federal Antônio Brito, que visa a valorização das emendas parlamentares para as Santas Casas e das garantias orçamentárias, buscando atender a regulamentação da Lei.14.820/24.
O evento foi finalizado na quinta-feira (15) com o painel “Ações e Caminhos para a transformação do SUS”, com os palestrantes Adriano Massuda (secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde), Hisham Mohamed Hamida (presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e Rassível dos Reis Santos Júnior (secretário de Estado da Saúde do Goiás), além da cerimônia de encerramento do congresso.