Trabalhadoras do IMIP contam com espaço exclusivo para garantir a amamentação dos filhos; Hospital foi o primeiro no Norte/Nordeste a criar sala

Trabalhadoras do IMIP contam com espaço exclusivo para garantir a amamentação dos filhos; Hospital foi o primeiro no Norte/Nordeste a criar sala

Trabalhadoras do IMIP contam com espaço exclusivo para garantir a amamentação dos filhos; Hospital foi o primeiro no Norte/Nordeste a criar sala

Por Isis Lima
Compartilhe:

A Semana Mundial da Amamentação, que acontece entre os dias 1º e 7 de agosto, este ano tem como tema “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. No Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o suporte aos trabalhadores é a norma, com o seguimento das leis que apoiam as mães e pais tanto no período da gestação, parto e nascimento, quanto durante a amamentação.

Para proteger, promover e apoiar o retorno ao trabalho após o período da gravidez e puerpério, o IMIP possui um serviço no Banco de Leite Humano (BLH) que não só dá assistência à amamentação, como orienta quanto aos direitos legais. Além disso, há mais de 10 anos foi inaugurada a Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta no BLH IMIP, a primeira no Norte e Nordeste, em 2012.

No local, as funcionárias do IMIP podem realizar a extração e congelamento do seu leite humano. Ao final do expediente, elas retiram o leite materno congelado para levá-lo para seus filhos. Desta forma, podem deixar o alimento Padrão Ouro, o leite materno, para oferecer aos seus bebês quando estão afastadas, no trabalho. Isto ajuda a manutenção da amamentação.

“A maioria das mulheres brasileiras volta a trabalhar ao final do quarto mês de vida de seus bebês e precisa ter um suporte para manter a amamentação exclusiva por 6 meses e continuada por dois anos ou mais, como orientado pela OMS e pelo Ministério da Saúde do Brasil. O IMIP disponibiliza esse apoio para suas funcionárias, estudantes e/ou residentes. Essa é uma corrente de doação de vida”, comenta a coordenadora do Banco de Leite Humano do IMIP, Vilneide Braga Serva.

Caso a mulher tenha excedente lácteo, ela também pode doar para o banco de leite humano do IMIP e ajudar a salvar vidas.

O BLH do IMIP oferece atendimento especializado para mulheres que estejam enfrentando dificuldades para amamentar, com consultas e orientações. O serviço também assiste a maior unidade neonatal de Pernambuco, coletando e processando o leite humano doado. São beneficiados cerca de 1.660 recém-nascidos prematuros por ano, internados na Unidade Neonatal. Para atender essa demanda são necessários em torno de 3 mil litros de leite, anualmente.

O Banco de Leite Humano do IMIP funciona no térreo do Ambulatório Central do hospital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 2122-4719 ou (81) 2122-4103.

AGOSTO DOURADO

A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, alimento considerado o mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Opções de privacidade