Transplantes: direção do IMIP promove encontro com equipes da PRF e do SAMU

Transplantes: direção do IMIP promove encontro com equipes da PRF e do SAMU

Transplantes: direção do IMIP promove encontro com equipes da PRF e do SAMU

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

A superintendente-geral do IMIP, Tereza Campos, e o superintendente de Ensino e Pesquisa, Fernando Augusto Figueira, promoveram nesta terça (23) um café da manhã com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do SAMU, para agradecer pela enorme contribuição ao sistema de transplante de órgãos do Estado e, em especial, ao IMIP.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal – PE, Alexandre Rodrigues da Silva, reforça a importância da parceria para agilizar a captação. “Um órgãos transplantado é uma vida. A PRF se sente honrada em poder ajudar também na captação de órgãos para o IMIP”, disse.

Nos últimos dez anos, a PRF e o SAMU têm produzido uma força-tarefa para transportar órgãos de forma cada vez mais ágil, aumentando o índice de aproveitamento para transplantes. O diretor geral do SAMU, Leonardo Gomes, afirma a relevância que o SAMU tem na formação do elo para a cadeia no intuito de salvar vidas. “É mais uma forma de salvarmos vidas”, comentou.


Em 2023, já foram feitas três operações no IMIP para o transporte de corações com o uso de helicópteros, duas em Caruaru e uma em João Pessoa-PB. Essa força-tarefa realizada pela PRF e pelo SAMU faz a diferença em todo o processo, desde a captação, até a chegada do órgão ao IMIP. “É fundamental a parceria entre as diferentes instituições para que o IMIP continue com o pioneirismo no atendimento à população pernambucana”, disse Tereza Campos.

O cirurgião cardiovascular e superintendente do IMIP, Fernando Augusto Figueira, destaca a importância da parceria entre as três instituições.


“O Samu e a PRF nos oferecem hoje numa logística que nos garante segurança tanto para a equipe que vai fazer o transplante, mas principalmente para quem recebe o órgão. Hoje é possível fazer um transplante com tempo muito curto e isso naturalmente impacta nos bons resultados que a equipe tem tido. O encontro de hoje foi uma forma de agradecer a esse trabalho que o Samu e a PRF têm feito. Além disso, mostra para toda a sociedade o nível de articulação que a equipe de transplante do IMIP tem com essas instituições tão sérias”, afirmou.

Opções de privacidade