Útero é Vida: IMIP renova compromisso com a OPAS e lança prêmio

Útero é Vida: IMIP renova compromisso com a OPAS e lança prêmio

Útero é Vida: IMIP renova compromisso com a OPAS e lança prêmio

Por Juliana Guerra
Compartilhe:

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), por meio da sua superintendente-geral, Tereza Campos, participou na manhã desta segunda (18.12) da solenidade no Palácio do Campos da Princesas para renovar compromisso com a Organização Pan-Americana da Saúde Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para combater câncer do colo do útero. Na ocasião, foi firmado com o Governo do Estado e com o IMIP o 4° Termo de Compromisso para a continuidade das atividades de desenvolvimento da estratégia de mudança tecnológica para controle e eliminação da doença.

Foram analisados os resultados preliminares da execução do Programa Útero é Vida no Estado e o planejamento das atividades previstas para 2024. O câncer de colo do útero (CCU) é o terceiro tipo de câncer que mais afeta as mulheres brasileiras e o segundo mais incidente nas mulheres pernambucanas. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta que neste biênio (2023-2025) serão diagnosticados 770 novos casos de CCU em Pernambuco. O diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa, enalteceu o bom trabalho que vem sendo feito no Estado e no IMIP, coordenador do projeto no Estado.

Além de Tereza Campos e Jarbas Barbosa, participaram da reunião a secretária da Mulher, Mariana Melo; a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross; a coordenadora técnica do Programa Útero é Vida, Letícia Katz; o coordenador-geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer do Ministério da saúde, Fernando Maia; o presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, Pedro Barbosa, a coordenadora do CACON do IMIP, Jurema Telles.

No período da tarde, o IMIP instituiu e realizou solenidade de entrega do “Prêmio Flor do Mandacaru” ao Diretor da OPAS/OMS, Dr. Jarbas Barbosa e a representante da OPAS/OMS no Brasil, Dra. Socorro Gross, no Hotel Luzeiros. A premiação é um Tributo ao mérito aos que se destacaram na diminuição da iniquidade no cuidado e prevenção do câncer.

É uma premiação instituída em 2023, pelo observatório translacional de iniquidades em câncer – IMIP, em celebração aos 20 anos da oncologia de adultos do IMIP, com o intuito de homenagear profissionais com reconhecida atuação em prol da redução da iniquidade em saúde e da melhoria da prevenção e cuidado pessoa com câncer na nossa região/Brasil/Americana Latina.

Opções de privacidade