Mestrado e Doutorado em Saúde Integral
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) foi criado em 1993, com o curso de mestrado em Saúde Materno-Infantil. Em 2006, após alcançar nota 4 na avaliação da CAPES, foi ampliado com a criação do curso de doutorado. Em 2017, passou a ser denominado Saúde Integral, acompanhando a expansão da atuação assistencial do IMIP para além da saúde materno-infantil.
Trata-se de um programa multiprofissional, voltado para a formação de pesquisadores com domínio teórico, visão crítica e capacidade de inovação, preparados para atuar no ensino superior, na pesquisa e na gestão de serviços de saúde. A estrutura curricular é baseada em metodologias ativas e articulada às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente, o Programa possui nota 6 na CAPES, atribuída na avaliação quadrienal 2017–2020, o que o posiciona como um programa de excelência, com reconhecimento por sua produção científica, impacto social e inserção internacional.
O Programa é regulamentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme a Portaria DOU nº 609, de 14 de março de 2019, e segue em constante atualização, alinhado às diretrizes da área de Medicina II e aos desafios contemporâneos da saúde pública.
Clique aqui e confira a Portaria Ações Afirmativas do IMIP.
Clique aqui e confira o edital Processo Seletivo Mestrado e Doutorado em Saúde Integral Turma 2025.
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Infraestrutura
Estrutura Física
O Programa conta com uma área total de 476 m², distribuída em dois pavimentos. Possui 8 salas de aula climatizadas com capacidade para 30 pessoas cada, equipadas com recursos audiovisuais e acesso à internet de alta velocidade. Há ainda salas para docentes, copa, banheiros, área de circulação e uma sala especial para defesas de tese (Sala Prof. G. J. Ebrahim), com capacidade para até 80 pessoas.
Laboratório de Informática
O Laboratório de Informática possui 70 m², com 18 computadores conectados à internet via fibra óptica. Os equipamentos contam com softwares de análise de dados e estatística, como Stata, SPSS, Epi-Info e ferramentas de inteligência artificial, além de projetor multimídia interativo para atividades práticas e treinamentos.
Laboratório de Telessaúde e Saúde Digital
O IMIP mantém dois laboratórios de Telessaúde com capacidade para 30 pessoas cada, equipados com tecnologia de videocolaboração. A Coordenação de Saúde Digital, criada em 2022, integra projetos inovadores como Telessaúde Indígena, OncoHelp e Virtual First, além de dispor do IMIP Estúdio para gravação de videoaulas e transmissões. Saiba mais [https://imip.org.br/o_ensino/saude-digital/]
Biblioteca Ana Bove
A Biblioteca Ana Bove é especializada na área da saúde e oferece suporte informacional a estudantes e profissionais do IMIP. Disponibiliza acesso ao Portal de Periódicos CAPES, REDCap, Biblioteca Virtual em Saúde, além de serviços de apoio à pesquisa e à produção científica. Saiba mais.
Auditórios e Salas para Eventos
O IMIP dispõe de 8 auditórios voltados ao ensino, pesquisa e eventos acadêmicos. Destaca-se o Espaço Ciência e Cultura do IMIP, com capacidade para 720 pessoas, climatização, estrutura de som e imagem de alta qualidade. No total, são mais de 1.360 lugares disponíveis entre auditórios e salas. Saiba mais.
Complexo Hospitalar do IMIP
Com 69.000 m² de área, o complexo hospitalar do IMIP conta com 1.075 leitos, sendo 101 de UTI, e realiza mais de 800 mil consultas e 49 mil internações por ano. A estrutura hospitalar é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas clínicas e epidemiológicas integradas à pós-graduação. Saiba mais.
Laboratórios de Pesquisa
O programa tem acesso a diversos laboratórios especializados:
· Laboratório de Análises Clínicas (360 m²)
· Laboratório de Patologia (110 m²)
· Laboratório de Biologia Molecular e Imunofenotipagem (65 m²)
· Laboratório de Imagenologia (250 m²)
· Laboratórios temáticos nas áreas de saúde da criança, da mulher, nutrição e avaliação de serviços
· Laboratório de Oncologia, em parceria com o St. Jude Children’s Research Hospital (EUA)
Infraestrutura de Pesquisa do IMIP
Centro de Pesquisa Clínica (CPC)
O CPC ocupa 450 m² e conta com leitos, consultórios, salas de coleta e estrutura para estudos clínicos em áreas como oncologia, cardiologia, doenças raras e vacinas. O centro também promove curso anual de aperfeiçoamento em pesquisa clínica.
Laboratório de Pesquisa Translacional
Coordenado pela Prof. Dra. Leuridan Torres, o Laboratório de Pesquisa Translacional desenvolve pesquisas básicas e aplicadas nas áreas de biologia molecular, cultura celular e citometria, com equipamentos de alta tecnologia.
Biobanco do IMIP
Pioneiro no Nordeste, o Biobanco do IMIP armazena amostras biológicas para pesquisas em oncologia e doenças raras, sendo um recurso estratégico para o avanço da ciência translacional.
Laboratório Multiusuário
Espaço compartilhado equipado com HPLC, PCR em tempo real, citometria de fluxo, entre outros recursos. Atende pesquisadores do IMIP e de instituições parceiras.
Núcleo de Apoio ao Pesquisador (NAP)
O NAP oferece suporte técnico e metodológico aos pesquisadores do programa, incluindo consultoria estatística, elaboração de bancos de dados, apoio em editais e relatórios de pesquisa.
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-IMIP)
O CEP-IMIP, coordenado pela Drª Lygia Carmen de Moraes Vanderlei, analisa projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. Composto por equipe multidisciplinar, realiza reuniões periódicas e conta com infraestrutura própria para atendimento ao público.
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Impacto do programa
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP tem consolidado sua relevância na formação de recursos humanos altamente qualificados, na produção científica aplicada às necessidades do SUS e na articulação entre ensino, pesquisa, inovação e extensão.
Sua produção intelectual abrange temas estratégicos como saúde materno-infantil, doenças crônicas, oncologia, saúde digital, educação em saúde e equidade no acesso aos serviços, contribuindo para políticas públicas, aprimoramento da assistência e formação crítica de profissionais.
A atuação do Programa durante emergências sanitárias como as epidemias de Zika e COVID-19 resultou em publicações de alto impacto, produção de documentos técnicos, desenvolvimento de tecnologias e fortalecimento de redes colaborativas. Projetos de pesquisa coordenados por docentes e discentes influenciaram diretamente a assistência hospitalar e estratégias de saúde pública.
Por meio de parcerias interinstitucionais, o Programa tem ampliado sua inserção nacional, promovendo Projetos de Cooperação (PCI) com outras instituições de ensino e saúde, formando novos mestres e doutores e contribuindo para a estruturação de programas de pós-graduação em diferentes regiões.
O impacto social também se manifesta em ações de extensão em comunidades vulneráveis, saúde indígena, iniciativas voltadas à saúde mental, segurança do paciente e prevenção de doenças crônicas. O envolvimento direto de docentes, discentes e egressos em projetos comunitários amplia a capilaridade e relevância do Programa.
No campo da inovação, destaca-se a participação na implantação do prontuário eletrônico, o desenvolvimento de conteúdos para a plataforma IMIP Educa, a produção de podcasts e o uso de inteligência artificial aplicada à pesquisa. Tais ações contribuem para a democratização do conhecimento e a modernização da formação em saúde.
O Programa também fortalece a internacionalização ao receber alunos estrangeiros e estabelecer redes de cooperação com instituições internacionais, ampliando sua atuação para além das fronteiras nacionais.
Por fim, o compromisso com a cultura, a memória institucional e a humanização do cuidado é reafirmado através de eventos artísticos e da atuação no Museu do IMIP, promovendo a integração entre ciência, arte e formação cidadã.
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Público-alvo
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral é destinado a profissionais com formação superior nas áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, além de graduados em outras áreas que atuem comprovadamente no campo da saúde.
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Objetivos
Objetivo Geral
Formar pesquisadores e docentes altamente qualificados, com domínio de métodos científicos e capacidade de inovação na área da saúde. O Programa promove a produção e disseminação do conhecimento, capacitando mestres, doutores, pós-doutores e estudantes de iniciação científica para atuação no ensino superior, na pesquisa e na gestão em saúde.
Busca-se ainda:
· Estimular pesquisas interdisciplinares e colaborativas;
· Fortalecer parcerias nacionais e internacionais;
· Incentivar a mobilidade acadêmica de docentes e discentes;
· Ampliar a publicação científica em periódicos de alto impacto;
· Promover a geração de conhecimento aplicado às necessidades do SUS e da população brasileira.
Objetivos Específicos
▪ Mestrado em Saúde Integral Proporcionar o aprofundamento técnico e acadêmico de profissionais da saúde, formando pesquisadores aptos a desenvolver investigações científicas e atuar no ensino superior e na pós-graduação (lato e stricto sensu), em consonância com as linhas de pesquisa do programa.
▪ Doutorado em Saúde Integral Formar pesquisadores com capacidade de liderar projetos científicos, desenvolver conhecimento inovador e qualificar profissionais para atuação em instituições de ensino e pesquisa, alinhados às linhas de pesquisa do programa.
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Áreas de concentração e linhas de pesquisa
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Integral estão estruturados em três áreas de concentração, com suas respectivas linhas de pesquisa:
Programas e Serviços de Saúde:
– Avaliação de programas e serviços de saúde;
– Educação de profissionais em saúde.
Investigação epidemiológica, clínica e cirúrgica
– Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais no pré-natal, parto e puerpério;
– Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos dos agravos prevalentes na infância e adolescência;
Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos na saúde do adulto e idoso;
Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos em urologia e ginecologia;
Epidemiologia dos problemas do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição;
– Prevenção de doenças de adulto na infância e na adolescência.
Pesquisa Básica e Translacional:
– Estudos da biologia do envelhecimento e do câncer: aspectos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos;
– Mecanismos celulares e moleculares da imunidade, inflamação e infecção.
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Documentos
Manual do Estudante – Mestrado
Manual do Estudante – Doutorado
Projeto de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu Do IMIP
Guia de Planejamento Estratégico para os Programas de Pós-Graduação stricto sensu do IMIP
Manual do Pesquisador IMIP e FPS
Atribuição de Créditos
Procedimento após a defesa de Tese/Dissertação
Procedimento para solicitar emissão de diploma
Roteiro para elaboração de Projeto de Pesquisa
Roteiro para elaboração de Teses, Dissertações e Monografias
Regimento do Mestrado e Doutorado em Saúde IntegralModelo de apresentação institucional (PPT)
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Estrutura Curricular
O Mestrado em Saúde Integral tem um mínimo de 57 créditos, totalizando uma carga horária mínima de 855 horas.
As atividades do Mestrado em Saúde Integral são ofertadas através do método de Aprendizado Baseado em Problema (ABP) que é desenvolvido através de módulos tutoriais e laboratórios (disciplinas obrigatórias) que estão distribuídos da seguinte maneira:
Os módulos:
– GT/ Módulo 1 – O cenário (2 créditos/30horas)
– GT/ Módulo 2 – O método (3 créditos/45horas)
Os laboratórios:
– Laboratório de Leitura Crítica em Pesquisa (4 créditos/60horas);
– Laboratório de Metodologia da Pesquisa Científica em Saúde Integral (7 créditos/105horas);
– Laboratório de Bioestatística (4 créditos/60horas);– Laboratório de Didática do Ensino Superior (3 créditos/45 horas).
Além disso, serão atribuídos 30 créditos (450h) para elaboração do trabalho de conclusão do curso (dissertação) e 4 créditos (60h) créditos referentes ao curso de disciplinas optativas.
ESTRUTURA CURRICULAR DO DOUTORADO EM SAÚDE INTEGRAL
O Doutorado em Saúde Integral tem um mínimo de 90 créditos, dos quais 15 são para as disciplinas obrigatórias, 15 para as disciplinas optativas e 60 créditos para elaboração e defesa da tese. No total o curso tem carga horária mínima de 1.380 horas.
As disciplinas obrigatórias são:
Epistemologia e Filosofia das Ciências da Saúde (02 créditos/30 horas)
Saúde Baseada em Evidência (02 créditos/30 horas)
Special Topics in Scientific Research (04 créditos/60 horas)
Seminários Avançados em Saúde Integral (04 créditos/60 horas)
Construção e análise de banco de dados (03 créditos/45 horas)
Os 15 créditos de disciplinas eletivas poderão ser cursados em uma das pós-graduações stricto sensu do IMIP ou de outra instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e, previamente, validadas pelo Colegiado do Programa.
DISCIPLINAS OPTATIVAS
São ofertadas anualmente uma série de disciplinas optativas/eletivas devidamente alinhadas com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa com conteúdos atualizados conforme as demandas atuais no campo da Saúde Integral. São elas:
– Avaliação da promoção em saúde
– Avaliação de programas e serviços de saúde
– Avaliação das intervenções em saúde
– Avaliação em saúde III: avaliação de efetividade
– Bases celulares e moleculares da imunidade
– Bases celulares e moleculares da inflamação
– Bases da biologia molecular e celular
– Bioestatística I
– Bioestatística II
– Captação de recursos e gestão de projetos
– Covid-19 e gravidez
– Delineamento e metodologia da Pesquisa Clinica
– Didática do ensino superior
– Epi info básico
– Epi info avançado
– Epidemiologia geral
– Estudo da microcirculação – aspectos clínicos e experimentais
– Ética em pesquisa/bioética
– Imunologia básica
– Informática aplicada à saúde
– Métodos epidemiológicos aplicados à avaliação de programas de saúde
– Pesquisa bibliográfica em saúde: recuperação, normalização e submissão de estudos
– Pesquisa em bases de dados e gestão bibliográfica
– Pesquisa qualitativa
– Pesquisa translacional em imunologia
– Políticas públicas de saúde
– Redação do artigo científico
– Revisão sistemática e meta-análise
– Saúde baseada em evidências
– Saúde perinatal
– Tópicos avançados de imunologia
– Tópicos avançados em epidemiologia em pesquisa translacional
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Ambiente virtual de aprendizagem
Nossos cursos de Mestrado e Doutorado são presenciais, e como parte integrante das metodologias ativas, principalmente considerando a expertise do IMIP com a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes são estimulados a utilizarem como ferramenta de apoio um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como parte integrante das suas atividades para discussão de objetivos de aprendizagem dos grupos tutoriais, contato com os colegas para troca de informações em grupos de discussão ou mesmo com os docentes do mestrado ao longo do curso.
O uso dessa ferramenta facilita o acompanhamento dos estudantes considerando o intervalo entre as atividades de sala de aula no IMIP. É também um ambiente utilizado para disponibilização de notas das atividades e para dar e receber feedback entre coordenação, discentes e docentes.
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Docentes
PERMANENTES:
Pós-doutor em Saúde Integral pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
Doutor em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
Doutora em Nutrição pela Universal Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil
Aurélio Antônio Ribeiro da Costa
Doutor em Tocogionecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil
Doutor em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA/IMIP
Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil
Jurema Telles de Oliveira Lima Sales
Doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer/ Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
Doutora em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil
Pós-Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina da USP pela Universidade de São Paulo, Brasil
Pós-doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
Pós-Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
Maria do Carmo Menezes Bezerra Duarte
Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
Maria Júlia Gonçalves de Mello
Doutora em Medicina Tropical pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil
Pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Pós-doutora pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, Suíça
Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
COLABORADORES
Doutor em Medicina pela Universidade de Liverpool – Liverpool, Inglaterra
Doutor em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil
Lygia Carmen de Moraes Vanderlei
Doutorado em Saúde Publica pela Universidade Autonoma de Barcelona (2010)
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Docente Visitante
Epidemiologista, cientista da saúde comunitária e especialista nas áreas de gênero, imigração e saúde, University of Manitoba,Canadá.
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Publicações
TESES E DISSERTAÇÕES
O trabalho de conclusão de curso é apresentado no formato de Tese/Dissertação e deve contribuir com o desenvolvimento de estudos que visam produzir conhecimento desde o início do ciclo da vida (pré-natal, parto e puerpério), passando pelos agravos prevalentes na infância e adolescência, saúde do adulto e do idoso, urologia e ginecologia, até problemas do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição e prevenção de doenças de adulto na infância e na adolescência. Além disso, contribui para o desenvolvimento da pesquisa translacional, focada principalmente no estudo da biologia do envelhecimento e do câncer, como aspectos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos, além da investigação de mecanismos celulares e moleculares da imunidade, inflamação e infecção. Também, no campo da gestão, ressalta-se as pesquisa na área de programas e serviços de saúde e educação de profissionais em saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia adotada com vistas a desenvolver resultados voltados para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico.
As dissertações do Programa estão disponibilizadas na íntegra em nosso Repositório Institucional Higia
Acesse o Catálogo de Teses e Dissertações do Programa para conhecer os trabalhos produzidos ao longo das últimas três décadas:
Catálogo de Teses e Dissertações 1993–2023
Catalogue of Theses and Dissertations 1993–2024
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP tem como prioridade a qualidade da produção científica desenvolvida por seu corpo docente e discente. O ambiente acadêmico valoriza a ética na pesquisa, o pensamento crítico e a elaboração de estudos com elevado rigor metodológico. Como resultado, as dissertações e teses defendidas no Programa geram conhecimento robusto, com impacto científico, social e institucional relevante.
Além disso, o Programa realiza o acompanhamento sistemático da produção científica indexada de seus docentes. De acordo com o relatório bibliométrico mais recente (2021–2024), foram identificadas 124 publicações na base Web of Science, com um índice H agregado de 9, refletindo não apenas a produtividade, mas também a relevância e o impacto das publicações na área da saúde integral.
Acesse aqui o Relatório do Índice H dos Docentes (2021–2024)
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Processo seletivo
MESTRADO EM SAÚDE INTEGRAL
São oferecidas anualmente, 14 (quatorze) vagas para o Curso de Mestrado em Saúde Integral disponibilizadas através de edital público. Para candidatos oriundos de países africanos de língua portuguesa são disponibilizadas mais 2 (duas) vagas. Esses candidatos devem ser encaminhados oficialmente por instituições de ensino e/ou de saúde de seus respectivos países, desde que estabeleçam convênio de cooperação técnico-científica com o IMIP. O concurso conta com as seguintes etapas:
1º) Prova escrita constando de duas partes: primeira parte, prova de conhecimentos específicos, com peso 2 (dois) e a segunda parte, prova escrita de compreensão de língua inglesa (ambas de caráter eliminatório).
As etapas descritas a seguir são apenas para os aprovados nas provas de conhecimento específico/inglês:
2º) Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os “critérios para avaliação de currículos”, estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP disponível no edital de seleção.
3º) Análise da proposta de pesquisa, com peso 3 (três). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c) Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Coerência com as linhas de pesquisa do Programa.
4º) Entrevista com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, a razão de interesse pelo Curso e pela linha de pesquisa escolhida, bem como pela disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades.
DOUTORADO EM SAÚDE INTEGRAL
São oferecidas anualmente 10 (dez) vagas para o Curso de Doutorado em Saúde Integral, disponibilizadas através de edital público. O concurso conta com as seguintes etapas:
1º) Prova escrita de compreensão de língua inglesa, de caráter eliminatório.
2º) Análise do Projeto de Tese, com peso 5 (cinco). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c) Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Publicabilidade; g) Coerência com a linha de pesquisa do orientador. Apresentando projeto com título, introdução (revisão da literatura), objetivos, justificativa com FINER, hipótese (se aplicável), métodos, cronograma, orçamento e referências.
3º) Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os “critérios para avaliação de currículos” estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP disponível no edital de seleção. Será prioritariamente observada a produção técnico-científica do candidato nos últimos 3 (três) anos.
4º) Entrevista, com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, razão de interesse pelo Curso e disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades.
Clique aqui e confira o edital Processo Seletivo Mestrado e Doutorado em Saúde Integral Turma 2025.
EDITAIS DE SELEÇÃO
FLUXO CONTÍNUO PARA ENTRADA DIRETA NO DOUTORADO
O doutorado em Saúde Integral conta ainda com as seguintes modalidades de seleção para admissão no curso:
1) Processo seletivo em fluxo contínuo para entrada direta no Doutorado:
Trata-se da apresentação de candidato graduado (com ou sem residência em saúde ou Mestrado), por orientador credenciado do Programa. O candidato, junto com o orientador, apresentará um projeto de pesquisa com financiamento aprovado. Esse projeto será avaliado por uma Comissão Especial de Seleção do Doutorado (CESED), designada pelo Colegiado do curso. Além disso, o candidato se submeterá a uma prova de proficiência em inglês. É exigido que o candidato tenha publicado previamente, um artigo científico em revista indexada (mínimo de B3 para área de Medicina II) nos últimos 3 anos.
2) Processo seletivo em fluxo contínuo para entrada direta do Mestrado para o Doutorado (mudança de nível sem defesa):
Trata-se da apresentação de candidato cursando o Mestrado em Saúde Integral, pelo orientador devidamente credenciado no Programa, solicitando a transferência do candidato do Mestrado para o Doutorado, sendo dispensado da apresentação da dissertação e integrado imediatamente ao curso de Doutorado em Saúde Integral. A solicitação deve ser realizada até o 17º mês de curso de Mestrado, acompanhada do projeto de tese do mestrando com financiamento comprovado e carta do orientador que justifique a solicitação. Esse processo é avaliado por uma Comissão Especial de Seleção do Doutorado (CESED) designada pelo colegiado do curso.
NORMA DIRETA
Entrada direta para o doutorado de alunos recém-graduados em medicina, desde que indicados pela direção do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/IMIP, como alunos de elevado desempenho e vocacionados para pesquisa e docência. Este programa foi recentemente implantado.4) Programa Residente-PhD
Entrada direta para o doutorado de residentes do IMIP. Essa indicação deve ser feita pelo coordenador do programa de residência, para residentes com elevado desempenho e vocacionados para pesquisa e docência. Este programa também foi recentemente implantado.
PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO
O programa possui uma bolsa de Pós-doutorado anual da CAPES (PNPD) e vem selecionando pesquisadores para promover a realização de estudos em alto nível e fortalecer as linhas e os grupos de pesquisa. O processo seletivo é realizado através de edital de seleção público lançado anualmente pelo Programa.
Para obter maiores informações sobre o Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES), acesse aqui.
Confira aqui o resultado final do Processo Seletivo do Pós-Doutorado PNPD-CAPES/IMIP 2023
IMIP divulga edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD-CAPES/IMIP 2023
Edital de seleção
Seleção para vaga de pós-doutorado com bolsa em pesquisa translacional. Saiba mais aqui
PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) 2023/2024
O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) associado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP representa uma chance excepcional para os nossos estudantes expandirem seus horizontes acadêmicos e experienciarem a pesquisa em um contexto global.
Participe do PDSE e aproveite a oportunidade de realizar parte do seu doutorado em uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, recebendo suporte financeiro que inclui mensalidade, auxílio deslocamento, instalação, seguro-saúde e, se aplicável, adicional de localidade.
Seleção e Critérios: A seleção interna dos candidatos será feita com base na adequação ao projeto de tese, desempenho acadêmico, potencial científico e relevância do plano de pesquisa. Além disso, é imprescindível a adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior.
Como Participar: Os interessados devem preparar a documentação exigida, que inclui plano de pesquisa, currículo Lattes atualizado, cartas de justificativa e declarações de fluência linguística, entre outros. A seleção interna ocorrerá até o dia 06 de dezembro de 2023, com o resultado sendo divulgado em 07 de dezembro de 2023.
Para mais detalhes sobre o processo de seleção, benefícios, requisitos e documentação necessária, consulte o Edital de Seleção Interna – PDSE 2023/2024 e o edital completo publicado pela CAPES – Edital Nº 30/2023 (CAPES).
Confira aqui o edital_CAPES_ Doutorado Sanduíche nº 30/ 2023-2024 (1)
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Internacionalização
Comitê de Cooperação Internacional (CCIIMIP)
A internacionalização é um dos eixos estratégicos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP, contribuindo para a excelência acadêmica, científica e assistencial em alinhamento com os desafios globais em saúde.
Desde 2021, o IMIP conta com uma Assessoria de Cooperação Internacional, vinculada à Superintendência Geral, e com um Comitê de Cooperação Internacional (CCI/IMIP), responsável por assessorar, articular e monitorar ações internacionais. Em parceria com o programa, o CCI coordena uma política institucional integrada, com metas sustentáveis de curto, médio e longo prazo.
Acesse a lista completa das parcerias internacionais:
Principais Ações Estruturantes
· Criação do Núcleo de Internacionalização e do Comitê de Cooperação Internacional (CCI);
· Elaboração de política institucional para a internacionalização da pós-graduação;
· Participação em redes internacionais como o GCUB e projetos com a OMS, OPAS e universidades estrangeiras;
· Promoção de eventos com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-estar);
· Mapeamento e divulgação de editais e oportunidades de fomento internacional;
· Apoio técnico à submissão de projetos e à mobilidade docente e discente.
Parcerias e Resultados
· Mais de 30 parcerias ativas com instituições e pesquisadores de países como Espanha, Portugal, Canadá, Moçambique, Angola, Itália, Alemanha e Holanda;
· Aproximadamente R$ 20 milhões captados em projetos financiados por agências internacionais como OPAS/OMS, Fundação Bill & Melinda Gates, CAF America, entre outras;
· Participação em pesquisas multicêntricas e redes temáticas globais, como os projetos ImaGIne, RSV GOLD e o Observatório de Iniquidades em Câncer;
· Envio e recepção de discentes e docentes em missões técnicas, doutorado sanduíche e pós-doutorado em instituições de excelência;
· Criação do Programa de Professor Visitante Internacional, com financiamento próprio para professores estrangeiros atuarem no IMIP.
Produção Científica e Publicações
· Cerca de 80% das publicações científicas do Programa estão em inglês;
· 65% são veiculadas em periódicos internacionais de alto impacto;
· Aproximadamente 40% envolvem coautoria com pesquisadores estrangeiros.
Participação Internacional
· Docentes atuam como revisores, editores e autores em periódicos internacionais de prestígio;
· Participação em congressos e eventos globais nas áreas de saúde materna, oncologia, cuidados paliativos, epidemiologia e políticas públicas;
· Aulas, cursos e podcasts bilíngues oferecidos por docentes e discentes do Programa, disponíveis na plataforma IMIP Educa.
Inclusão e Cooperação Sul-Sul
· O Programa reserva anualmente duas vagas no mestrado para candidatos de países africanos de língua portuguesa;
· Estimula cooperação com instituições da África e América Latina, promovendo equidade no acesso à formação científica.
Perspectivas para 2025–2028
O Programa continuará avançando com as seguintes estratégias:
1. Ampliar redes e projetos multicêntricos em saúde global;
2. Expandir a mobilidade acadêmica de docentes e discentes;
3. Fortalecer a atuação do CCI como articulador institucional;
4. Estimular a submissão de artigos em inglês e em periódicos de alto impacto;
5. Consolidar o Programa de Professor Visitante Internacional;
6. Intensificar parcerias com Europa, América Latina e África Lusófona;
7. Promover eventos bilíngues e incentivar o uso do inglês acadêmico;
8. Coordenar projetos com impacto internacional, como a futura Rede de Vigilância Digital de Arboviroses;
9. Integrar ações internacionais desde a graduação até a pós-graduação;
10. Monitorar indicadores e avaliar metas de internacionalização com regularidade.
Acesse a lista completa das parcerias internacionais
Clique aqui para visualizar o documento com as parcerias e projetos internacionais do Programa
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Intercâmbio
O programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP mantém intercâmbios internacionais e nacionais de ensino e pesquisa que visam o desenvolvimento de atividades conjuntas e sistemáticas de produção de conhecimento.
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Egressos
Ao longo de quase três décadas, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Integral do IMIP tem se consolidado como um dos principais centros de formação de mestres e doutores na área da saúde no Brasil. Seus egressos têm contribuído significativamente para o ensino, a pesquisa, a gestão em saúde e a formulação de políticas públicas, com forte inserção no setor público, privado e internacional.
Perfil dos Egressos
A maioria dos egressos atua no ensino superior, na assistência em saúde, na gestão de serviços e em pesquisa. Entre os principais resultados observados:
· 40,9% atuam no ensino, com forte presença na docência em graduação, especialização e pós-graduação stricto sensu;
· 60,4% desenvolvem atividades de pesquisa, incluindo participação em projetos científicos, orientação de trabalhos e produção intelectual;
· 26,1% ocupam funções de gestão, em instituições públicas e privadas;
· Aproximadamente 15% dos doutores realizam ou realizaram pós-doutorado;
· Cerca de 40% dos mestres seguem ou seguiram para o doutorado;
· 69% publicaram ao menos um artigo em periódicos indexados, sendo 55% dessas publicações internacionais;
· Egressos estão presentes em instituições como UFPE, USP, UFRN, UNICAMP, UFRJ, UnB, UFMG, além de centros internacionais na Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos, Angola e Canadá.
Inserção no Mercado de Trabalho
· Mais de 80% dos egressos estão empregados, com destaque para atuação em faculdades, universidades, secretarias de saúde e hospitais;
· Estão distribuídos em diversas regiões do Brasil e no exterior, reforçando o papel do IMIP como formador de profissionais com ampla mobilidade e impacto social;
· Estimativa salarial média: 16 salários mínimos, valor significativamente acima da média nacional.
Avaliação dos Egressos
O Programa realiza acompanhamento anual com foco nos seguintes indicadores:
· Destino profissional e empregabilidade;
· Inserção geográfica (local, regional, nacional e internacional);
· Avaliação da estrutura curricular, orientação, metodologias de ensino, infraestrutura e apoio à pesquisa.
A maioria dos indicadores apresenta índices superiores a 85% de satisfação, com destaque para:
· Metodologia de ensino (ABP): 100% de avaliação positiva;
· Estrutura curricular: 95%;
· Atuação dos orientadores: 95%;
· Corpo docente: 90%;
· Atividades práticas e laboratoriais: 85% a 95%.
Impacto Científico e Social
Os egressos têm protagonizado:
· Publicações em periódicos como The Lancet Global Health, Journal of Public Health e BMC Palliative Care;
· Iniciativas com impacto direto na formulação de políticas públicas em saúde;
· Participações em comitês técnicos do Ministério da Saúde e consultorias internacionais.
Integração ao Programa e à Instituição
· 12 docentes permanentes do programa são egressos;
· Muitos atuam na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e nos mestrados profissionais do IMIP;
· Egressos integram 13 grupos de pesquisa certificados no CNPq, promovendo continuidade e fortalecimento das linhas de pesquisa.
Governança e Monitoramento
O acompanhamento de egressos é integrado ao Grupo de Autoavaliação e ao Planejamento Estratégico do Programa. Os dados são utilizados para:
· Atualizar estratégias de ensino, pesquisa e internacionalização;
· Melhorar a integração com o mercado de trabalho;
· Promover ações de formação continuada e encontros com egressos.
Relatório de Egressos
Acesse aqui o relatório completo com os dados detalhados sobre a trajetória profissional, acadêmica e científica dos egressos.
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Coordenação
Coordenadores:
Prof. Dr. João Guilherme Bezerra Alves
joaoguilherme@imip.org.br
Prof. Dr. José Roberto da Silva Junior
roberto.junior@imip.org.br
Secretaria Executiva:
Ana Telma Araripe
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Contato
- Secretaria Executiva: Ana Telma Araripe
- E-mail ana.araripe@imip.org.br