Mestrado e Doutorado em Saúde Integral 

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) foi criado em 1993, incialmente com o mestrado em Saúde Materno Infantil e em 2006, após atingir o conceito 4 pela CAPES, o programa de pós-graduação foi expandido com a criação do curso de doutorado. Com a expansão do IMIP passando de uma assistência materno infantil para a saúde integral o Programa de Pós-graduação em 2017 passou então a ser denominado Saúde Integral. 

Trata-se de um programa stricto sensu de cunho multiprofissional que tem como missão “Formar mestres e doutores com amplo domínio teórico e capacidade crítica e inovadora para o exercício das atividades de ensino superior, de pesquisa e de planejamento e gestão de serviços no campo da saúde integral”. 

Atualmente o Programa possui nota 6 atribuída pela CAPES na última avaliação quadrienal (2017-2020) e é regulamentado pela Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES). Vide Portaria DOU nº609, de 14 de março de 2019. 

Confira a Portaria Ações Afirmativas do IMIP:

Clique aqui e confira o edital Processo Seletivo Mestrado e Doutorado em Saúde Integral Turma 2025.

Clique aqui e confira o edital de inscrição e seleção de aluno externo para disciplinas optativas do Mestrado e Dourado em Saúde Integral do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Integral do IMIP.

Clique aqui e confira o edital CALL FOR APPLICATIONS FOR VISITING PROFESSOR IN BRAZIL do programa de pós-graduação STRICTO SENSU em Saúde Integral do IMIP. 

Clique aqui e confira o edital de estágio de pós-doutorado sem bolsa fluxo contínuo do programa de pós-graduação STRICTO SENSU em Saúde Integral do IMIP.

Divulgado resultado do processo seletivo referente ao edital CALL FOR APPLICATIONS FOR VISITING PROFESSOR IN BRASIL, do programa de pós graduação STRICTO SENSU em Saúde Integral do IMIP. Clique aqui e confira!

  • Infraestrutura

    Os Programas de Pós-Graduação do IMIP dispõem de um prédio de dois pavimentos com 476 m2 de área total com 8 (oito) salas de aula (30 lugares/sala com equipamentos audiovisuais e com acesso à internet), uma sala para os docentes com uma mesa para reunião e computador com internet, uma copa, 2 (dois) sanitários e área de circulação. 

    Laboratório de Informática: Sala de 70 m2 com 18 computadores ligados à internet e equipados com programas de edição de texto, planilhas eletrônicas e pacotes estatísticos para análise de dados das pesquisas; como os “softwares” específicos “EPI-INFO”, “Statistics” e “SPSS”. O laboratório conta com equipamento de projeção de multimídia. Laboratório de Telessaúde: 2 Salas de 55 m2 com capacidade para 30 pessoas, equipada com aparelhagem para transmissão e recepção de áudio e imagem. 

    Os estudantes contam com os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Ana Bove, Trata-se de uma biblioteca especializada em saúde com a missão de dar suporte e oferecer serviços informacionais aos estudantes dos cursos vinculados ao IMIP (graduação e pós-graduação), bem como os profissionais que integram todos os setores da instituição. 

    Além disso, o IMIP possui para o ensino, oito auditórios. Destacamos o “Espaço Ciência e Cultura”, espaço utilizado para a realização de congressos, convenções, conferências e eventos culturais e artísticos. Esse auditório tem capacidade para 720 pessoas. É climatizado e dotado de moderno sistema acústico de áudio e vídeo. No total, o IMIP dispõe de 1.360 lugares entre auditórios e salas para acomodar os estudantes. Vale destacar que o IMIP possui uma sala especial e equipada para as defesas de tese da instituição, a “Sala de defesa de tese Prof. G. J. Ebrahim” comportando até 80 pessoas. 

    Destacamos ainda, o complexo hospitalar do IMIP e seus diversos laboratórios que servem de campo de pesquisa para a Pós-graduação. A instituição possui ainda uma diretoria de pesquisa, um centro de pesquisa clínica, um laboratório de pesquisa translacional e biobanco, um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, o Núcleo de Telessaúde Do IMIP (NTES/IMIP), página de internet da pós-graduação e repositório institucional, acesso a REDCap e ao periódicos CAPES e uma série de projetos de pesquisa e cooperações interinstitucionais dos docentes Permanentes da Pós-graduação, que recebem financiamento de órgãos de fomento governamentais (FAPs, CNPq, FACEPE) e internacionais. 

  • Impacto do programa

    O Programa tem contribuído com a produção de conhecimento acerca de importantes e variados aspectos que envolvem a saúde humana nos diversos ciclos da vida, tanto no que se refere a seus fatores biológicos, clínicos e epidemiológicos e também aos programas e aos serviços que compõem o leque de elementos constituintes dos sistemas de saúde, através do desenvolvimento de estudos inovadores, traduzidos em uma produção intelectual de alta qualidade com impacto regional, nacional e internacional. 

    Nesse sentido, a produção intelectual do Programa tem alcançado uma abrangência que além de contribuir com o conhecimento produzido no âmbito da saúde nacional, principalmente do SUS, tem contribuído com temas de interesse internacional. Assim, se observa um leque variado de temas abordados por essa produção – realização de pesquisas e publicações científicas – que se articulam no processo ensino-aprendizagem, fortalecendo a capacidade de compreensão e de análise dos envolvidos, contribuindo com a qualificação das práticas clínicas e com a geração de novos conhecimentos delas decorrentes. 

    Por fim, destaca-se a forte atuação do Programa na área do Covid-19, impactando diretamente na assistência aos pacientes e na produção técnica e científica na área. 

  • Público-alvo

    Profissionais de nível superior com graduação em Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e profissionais de outras áreas de formação que atuem comprovadamente na área da saúde. 

  • Objetivos

    O Programa de Pós-graduação em Saúde Integral tem por objetivo reunir docentes com formação em áreas especializadas em todas as fases do ciclo de vida. A atividade conjunta dos docentes deve resultar na formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino superior e pesquisa, capacitando mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e alunos de iniciação científica, promovendo maior produtividade científica na área de programas e serviços de saúde, investigações epidemiológicas, clínica, cirúrgica, ciência básica e translacional no ciclo de vida. 

    Com isso, pretende-se formar docentes pesquisadores, com visibilidade nacional e internacional, capazes de liderar grupos de pesquisa e produzir novos conhecimentos através dos diversos métodos de investigação científica, criando e respondendo perguntas de pesquisa não esclarecidas, em especial àquelas relacionadas à realidade local e que possam contribuir para elevar os níveis de saúde de nossa população. Da mesma forma, se pretende capacitar recursos humanos de excelência, para o exercício da docência em nível superior, nas mais diversas regiões do país. 

  • Áreas de concentração e linhas de pesquisa

    Os cursos de Mestrado e Doutorado em Saúde Integral estão estruturados em três áreas de concentração, com suas respectivas linhas de pesquisa: 

    Programas e Serviços de Saúde: 

    – Avaliação de programas e serviços de saúde; 

    – Educação de profissionais em saúde. 

    Investigação epidemiológica, clínica e cirúrgica 

    – Estudos epidemiológicos, clínicos e translacionais no pré-natal, parto e puerpério; 

    – Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos dos agravos prevalentes na infância e adolescência; 

    Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos na saúde do adulto e idoso; 

    Estudos epidemiológicos, clínicos e cirúrgicos em urologia e ginecologia; 

    Epidemiologia dos problemas do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição; 

    – Prevenção de doenças de adulto na infância e na adolescência. 

    Pesquisa Básica e Translacional: 

    – Estudos da biologia do envelhecimento e do câncer: aspectos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos; 

    – Mecanismos celulares e moleculares da imunidade, inflamação e infecção. 

  • Documentos

  • Estrutura Curricular

    O Mestrado em Saúde Integral tem um mínimo de 57 créditos, totalizando uma carga horária mínima de 855 horas. 

    As atividades do Mestrado em Saúde Integral são ofertadas através do método de Aprendizado Baseado em Problema (ABP) que é desenvolvido através de módulos tutoriais e laboratórios (disciplinas obrigatórias) que estão distribuídos da seguinte maneira: 

    Os módulos: 

    – GT/ Módulo 1 – O cenário (2 créditos/30horas)  

    – GT/ Módulo 2 – O método (3 créditos/45horas)  

     

    Os laboratórios:
    – Laboratório de Leitura Crítica em Pesquisa (4 créditos/60horas);
    – Laboratório de Metodologia da Pesquisa Científica em Saúde Integral (7 créditos/105horas);
    – Laboratório de Bioestatística (4 créditos/60horas); 

    – Laboratório de Didática do Ensino Superior (3 créditos/45 horas). 

     

    Além disso, serão atribuídos 30 créditos (450h) para elaboração do trabalho de conclusão do curso (dissertação) e 4 créditos (60h) créditos referentes ao curso de disciplinas optativas. 

    ESTRUTURA CURRICULAR DO DOUTORADO EM SAÚDE INTEGRAL 

    O Doutorado em Saúde Integral tem um mínimo de 90 créditos, dos quais 15 são para as disciplinas obrigatórias, 15 para as disciplinas optativas e 60 créditos para elaboração e defesa da tese. No total o curso tem carga horária mínima de 1.380 horas. 

    As disciplinas obrigatórias são: 

    Epistemologia e Filosofia das Ciências da Saúde (02 créditos/30 horas) 

    Saúde Baseada em Evidência (02 créditos/30 horas) 

    Special Topics in Scientific Research (04 créditos/60 horas) 

    Seminários Avançados em Saúde Integral (04 créditos/60 horas) 

    Construção e análise de banco de dados (03 créditos/45 horas) 

    Os 15 créditos de disciplinas eletivas poderão ser cursados em uma das pós-graduações stricto sensu do IMIP ou de outra instituição, desde que reconhecidas pelo MEC e, previamente, validadas pelo Colegiado do Programa. 

    DISCIPLINAS OPTATIVAS 

    São ofertadas anualmente uma série de disciplinas optativas/eletivas devidamente alinhadas com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do Programa com conteúdos atualizados conforme as demandas atuais no campo da Saúde Integral. São elas: 

    – Avaliação da promoção em saúde 

    – Avaliação de programas e serviços de saúde 

    – Avaliação das intervenções em saúde 

    – Avaliação em saúde III: avaliação de efetividade 

    – Bases celulares e moleculares da imunidade 

    – Bases celulares e moleculares da inflamação 

    – Bases da biologia molecular e celular 

    – Bioestatística I 

    – Bioestatística II 

    – Captação de recursos e gestão de projetos 

    – Covid-19 e gravidez 

    – Delineamento e metodologia da Pesquisa Clinica 

    – Didática do ensino superior 

    – Epi info básico 

    – Epi info avançado 

    – Epidemiologia geral 

    – Estudo da microcirculação – aspectos clínicos e experimentais 

    – Ética em pesquisa/bioética 

    – Imunologia básica 

    – Informática aplicada à saúde 

    – Métodos epidemiológicos aplicados à avaliação de programas de saúde 

    – Pesquisa bibliográfica em saúde: recuperação, normalização e submissão de estudos 

    – Pesquisa em bases de dados e gestão bibliográfica 

    – Pesquisa qualitativa 

    – Pesquisa translacional em imunologia 

    – Políticas públicas de saúde 

    – Redação do artigo científico 

    – Revisão sistemática e meta-análise 

    – Saúde baseada em evidências 

    – Saúde perinatal 

    – Tópicos avançados de imunologia 

    – Tópicos avançados em epidemiologia em pesquisa translacional 

  • Ambiente virtual de aprendizagem

    Nossos cursos de Mestrado e Doutorado são presenciais, e como parte integrante das metodologias ativas, principalmente considerando a expertise do IMIP com a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas, os estudantes são estimulados a utilizarem como ferramenta de apoio um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como parte integrante das suas atividades para discussão de objetivos de aprendizagem dos grupos tutoriais, contato com os colegas para troca de informações em grupos de discussão ou mesmo com os docentes do mestrado ao longo do curso. 

    O uso dessa ferramenta facilita o acompanhamento dos estudantes considerando o intervalo entre as atividades de sala de aula no IMIP. É também um ambiente utilizado para disponibilização de notas das atividades e para dar e receber feedback entre coordenação, discentes e docentes

  • Docentes

    PERMANENTES:  

    Alex Sandro Rolland de Souza 

    Doutor em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil 

    Ariani Impieri de Souza 

    Doutora em Nutrição pela Universal Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil  

    Aurélio Antônio Ribeiro da Costa 

    Doutor em Tocogionecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil 

    Guilherme Jorge Costa 

    Doutor em Oncologia pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA/IMIP 

    João Guilherme Bezerra Alves 

    Doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil  

    Jurema Telles de Oliveira Lima Sales 

    Doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer/ Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil  

    Leila Katz 

    Doutora em Tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Brasil 

    Leuridan Cavalcante Torres 

    Pós-Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Medicina da USP pela Universidade de São Paulo, Brasil 

    Lívia Barboza de Andrade 

    Pós-doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil 

    Luiz Claúdio Arraes de Alencar 

    Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Escola Paulista de Medicina – EPM, Brasil 

    Malaquias Batista Filho 

    Doutor em Nutrição pela Universidade de São Paulo – USP, Brasil  

    Maria de Fátima Costa Caminha 

    Pós-Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil  

    Maria do Carmo Menezes Bezerra Duarte 

    Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil 

    Maria Júlia Gonçalves de Mello 

    Doutora em Medicina Tropical pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Brasil  

    Melania Maria Ramos de Amorim 

    Pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Pós-doutora pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em Genebra, Suíça  

    COLABORADORES 

    Isabella Chagas Samico 

    Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz, Brasil  

    Jailson de Barros Correia 

    Doutor em Medicina pela Universidade de Liverpool – Liverpool, Inglaterra 

    Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa 

    Pós-doutorado em ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil 

    Lygia Carmen de Moraes Vanderlei 

    Doutorado em Saúde Publica pela Universidade Autonoma de Barcelona (2010) 

    Suely Arruda Vidal 

    Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira – IMIP, Brasil  

  • Publicações

    TESES E DISSERTAÇÕES 

    O trabalho de conclusão de curso é apresentado no formato de Tese/Dissertação e deve contribuir com o desenvolvimento de estudos que visam produzir conhecimento desde o início do ciclo da vida (pré-natal, parto e puerpério), passando pelos agravos prevalentes na infância e adolescência, saúde do adulto e do idoso, urologia e ginecologia, até problemas do crescimento e desenvolvimento, alimentação e nutrição e prevenção de doenças de adulto na infância e na adolescência. Além disso, contribui para o desenvolvimento da pesquisa translacional, focada principalmente no estudo da biologia do envelhecimento e do câncer, como aspectos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos, além da investigação de mecanismos celulares e moleculares da imunidade, inflamação e infecção. Também, no campo da gestão, ressalta-se as pesquisa na área de programas e serviços de saúde e educação de profissionais em saúde, devendo o pós-graduando demonstrar capacidade de domínio e sistematização do tema e da metodologia adotada com vistas a desenvolver resultados voltados para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento científico. 

    As dissertações do Programa estão disponibilizadas em nosso Repositório Institucional Higia 

    PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA 

    O Programa de Saúde Integral do IMIP, historicamente, sempre focou nos aspectos qualitativos da produção científica do seu corpo discente e docente, proporcionando um ambiente colaborativo, sempre estimulando a análise crítica, o desenvolvimento de pesquisas com ética e elevada qualidade científica. Como consequência, as dissertações e teses produzidas no Programa geram resultados robustos que permitem o avanço seguro da Ciência e um expressivo impacto social. 

  • Processo seletivo

    MESTRADO EM SAÚDE INTEGRAL 

    São oferecidas anualmente, 14 (quatorze) vagas para o Curso de Mestrado em Saúde Integral disponibilizadas através de edital público. Para candidatos oriundos de países africanos de língua portuguesa são disponibilizadas mais 2 (duas) vagas. Esses candidatos devem ser encaminhados oficialmente por instituições de ensino e/ou de saúde de seus respectivos países, desde que estabeleçam convênio de cooperação técnico-científica com o IMIP. O concurso conta com as seguintes etapas: 

    1º) Prova escrita constando de duas partes: primeira parte, prova de conhecimentos específicos, com peso 2 (dois) e a segunda parte, prova escrita de compreensão de língua inglesa (ambas de caráter eliminatório). 

    As etapas descritas a seguir são apenas para os aprovados nas provas de conhecimento específico/inglês: 

    2º) Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os “critérios para avaliação de currículos”, estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP disponível no edital de seleção. 

    3º) Análise da proposta de pesquisa, com peso 3 (três). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c) Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Coerência com as linhas de pesquisa do Programa. 

    4º) Entrevista com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, a razão de interesse pelo Curso e pela linha de pesquisa escolhida, bem como pela disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades. 

    DOUTORADO EM SAÚDE INTEGRAL 

    São oferecidas anualmente 10 (dez) vagas para o Curso de Doutorado em Saúde Integral, disponibilizadas através de edital público. O concurso conta com as seguintes etapas: 

    1º) Prova escrita de compreensão de língua inglesa, de caráter eliminatório. 

    2º) Análise do Projeto de Tese, com peso 5 (cinco). Serão levados em consideração os seguintes itens: a) Factibilidade; b) Interesse da proposta; c) Inovação (originalidade); d) Cumprimento dos requisitos éticos; e) Relevância; f) Publicabilidade; g) Coerência com a linha de pesquisa do orientador. Apresentando projeto com título, introdução (revisão da literatura), objetivos, justificativa com FINER, hipótese (se aplicável), métodos, cronograma, orçamento e referências. 

    3º) Análise de Currículo Lattes, com peso 3 (três). Na avaliação do Currículo Lattes a Comissão Examinadora utilizará como referência os “critérios para avaliação de currículos” estabelecidos pela Pós-Graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP disponível no edital de seleção. Será prioritariamente observada a produção técnico-científica do candidato nos últimos 3 (três) anos. 

    4º) Entrevista, com peso 2 (dois). A entrevista terá por objetivo conhecer a história profissional do candidato, razão de interesse pelo Curso e disponibilidade de tempo para cumprimento das atividades. 

    Clique aqui e confira o edital Processo Seletivo Mestrado e Doutorado em Saúde Integral Turma 2025.

    Inscrições aqui

    EDITAIS DE SELEÇÃO 

    FLUXO CONTÍNUO PARA ENTRADA DIRETA NO DOUTORADO 

    O doutorado em Saúde Integral conta ainda com as seguintes modalidades de seleção para admissão no curso: 

    1) Processo seletivo em fluxo contínuo para entrada direta no Doutorado: 

    Trata-se da apresentação de candidato graduado (com ou sem residência em saúde ou Mestrado), por orientador credenciado do Programa. O candidato, junto com o orientador, apresentará um projeto de pesquisa com financiamento aprovado. Esse projeto será avaliado por uma Comissão Especial de Seleção do Doutorado (CESED), designada pelo Colegiado do curso. Além disso, o candidato se submeterá a uma prova de proficiência em inglês. É exigido que o candidato tenha publicado previamente, um artigo científico em revista indexada (mínimo de B3 para área de Medicina II) nos últimos 3 anos. 

    2) Processo seletivo em fluxo contínuo para entrada direta do Mestrado para o Doutorado (mudança de nível sem defesa): 

    Trata-se da apresentação de candidato cursando o Mestrado em Saúde Integral, pelo orientador devidamente credenciado no Programa, solicitando a transferência do candidato do Mestrado para o Doutorado, sendo dispensado da apresentação da dissertação e integrado imediatamente ao curso de Doutorado em Saúde Integral. A solicitação deve ser realizada até o 17º mês de curso de Mestrado, acompanhada do projeto de tese do mestrando com financiamento comprovado e carta do orientador que justifique a solicitação. Esse processo é avaliado por uma Comissão Especial de Seleção do Doutorado (CESED) designada pelo colegiado do curso. 

    NORMA DIRETA
    Entrada direta para o doutorado de alunos recém-graduados em medicina, desde que indicados pela direção do curso de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/IMIP, como alunos de elevado desempenho e vocacionados para pesquisa e docência. Este programa foi recentemente implantado. 

    4) Programa Residente-PhD 

    Entrada direta para o doutorado de residentes do IMIP. Essa indicação deve ser feita pelo coordenador do programa de residência, para residentes com elevado desempenho e vocacionados para pesquisa e docência. Este programa também foi recentemente implantado. 

    PROGRAMA DE PÓS-DOUTORADO 

    O programa possui uma bolsa de Pós-doutorado anual da CAPES (PNPD) e vem selecionando pesquisadores para promover a realização de estudos em alto nível e fortalecer as linhas e os grupos de pesquisa. O processo seletivo é realizado através de edital de seleção público lançado anualmente pelo Programa. 

    Para obter maiores informações sobre o Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES), acesse aqui.  

    Confira aqui o resultado final do Processo Seletivo do Pós-Doutorado PNPD-CAPES/IMIP 2023 

    IMIP divulga edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD-CAPES/IMIP 2023 

    Edital de seleção 

    Seleção para vaga de pós-doutorado com bolsa em pesquisa translacional. Saiba mais aqui  

    PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR (PDSE) 2023/2024

    O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) associado ao Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP representa uma chance excepcional para os nossos estudantes expandirem seus horizontes acadêmicos e experienciarem a pesquisa em um contexto global.

    Participe do PDSE e aproveite a oportunidade de realizar parte do seu doutorado em uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, recebendo suporte financeiro que inclui mensalidade, auxílio deslocamento, instalação, seguro-saúde e, se aplicável, adicional de localidade.

    Seleção e Critérios: A seleção interna dos candidatos será feita com base na adequação ao projeto de tese, desempenho acadêmico, potencial científico e relevância do plano de pesquisa. Além disso, é imprescindível a adequação da instituição de destino e a pertinência técnico-científica do coorientador no exterior.

    Como Participar: Os interessados devem preparar a documentação exigida, que inclui plano de pesquisa, currículo Lattes atualizado, cartas de justificativa e declarações de fluência linguística, entre outros. A seleção interna ocorrerá até o dia 06 de dezembro de 2023, com o resultado sendo divulgado em 07 de dezembro de 2023.

    Para mais detalhes sobre o processo de seleção, benefícios, requisitos e documentação necessária, consulte o Edital de Seleção Interna – PDSE 2023/2024 e o edital completo publicado pela CAPES – Edital Nº 30/2023 (CAPES).

    Confira aqui o edital_CAPES_ Doutorado Sanduíche nº 30/ 2023-2024 (1)

    Edital Interno DOUTORADO SANDUICHE SAÚDE INTEGRAL 2023 (1)

  • Internacionalização

    A cooperação internacional (CI) configura um diferencial estratégico para a qualificação das atividades do ensino e pesquisa em saúde, assim como da assistência. Entendendo a CI como parte essencial da visão institucional estratégica de futuro (foresight), o IMIP atualmente está estruturando uma rede de apoio gerencial específica para a área de saúde integral. Foi instituída uma Assessoria de Cooperação Internacional, ligada diretamente à Superintendência Geral do IMIP, com o objetivo de apoiar e maximizar o impacto de iniciativas já existentes e mapear oportunidades internas e externas para sua expansão. Através da formalização de um Núcleo de Internacionalização, com metas de curto e médio prazo, o IMIP planeja, até 2022, a construção e pactuação de uma nova Política Institucional de Cooperação Internacional, integrada, transversal e sustentável, com ativa participação docente e discente dos programas de pós-graduação. 

    Entre os eixos que compõem as atividades já iniciadas ou planejadas para 2021-2022, a partir da Assessoria de CI, podemos citar: a) treinamento da equipe de apoio em liderança, captação, gestão administrativa e aspectos jurídicos da CI; b) afiliação institucional a redes internacionais de fomento e apoio à CI, como Grupo de Cooperação das Universidades Brasileiras (GCUB); c) mapeamento regular e divulgação interna de oportunidades de financiamento de CI; d) fortalecimento da rede de ex-alunos (egressos) e ex-professores do IMIP que ocupam lugares estratégicos em seus países de origem; e) apoio aos docentes e pesquisadores para a participação em redes temáticas internacionais em suas linhas de pesquisa; f) encaminhamento de projetos institucionais para captação de recursos para retomar atividades de cooperação sul-sul, com especial foco nos países da África lusófona e América Latina; g) fortalecimento da parceria estratégica entre o IMIP e a Faculdade Pernambucana de Saúde para mobilidade internacional discente e docente; h) apoio aos docentes e pesquisadores na identificação de parceiros potenciais e respectivas fontes de financiamento; i) realização de seminários, webinários, oficinas e eventos sobre CI no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030, sobretudo o que se refere ao objetivo 3 (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades); j) acompanhar e monitorar indicadores de internacionalização, propondo revisão anual de metas no contexto da política institucional de CI. Pretendemos com isso, estimular e criar cada vez mais parcerias internacionais. 

    Ressaltamos que atualmente o Programa tem diversos projetos financiados por instituições internacionais e tem estabelecido parcerias com instituições e pesquisadores estrangeiros. Além disso, destacamos a grande contribuição do Programa com temas relacionados ao Covid-19, gerando publicações internacionais e dados de interesse mundial. 

  • Intercâmbio

    O programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP mantém intercâmbios internacionais e nacionais de ensino e pesquisa que visam o desenvolvimento de atividades conjuntas e sistemáticas de produção de conhecimento.  

    – Intercâmbios Internacionais <link para acesso aos intercâmbios – em atualização> 

    – Intercâmbios Nacionais  <link para acesso aos intercâmbios – em atualização> 

  • Egressos

    A pós-graduação stricto sensu em Saúde Integral do IMIP, ao longo dos seus 28 anos, tem adquirido grande importância na formação de profissionais de saúde na região nordeste, tendo passado por notável crescimento e favorecido o desenvolvimento de várias esferas da saúde e do ensino em todo território brasileiro. Isso se expressa nos resultados obtidos pelos Egressos do Programa e está em pleno acordo com o planejamento estratégico institucional. 

    Tal sucesso se dá principalmente pela clareza do Programa quanto ao perfil do egresso que deseja formar, “Pesquisador em saúde integral, com domínio amplo de conhecimentos na área da Saúde Integral, com possibilidade de atuação no ensino, na pesquisa, no desenvolvimento técnico-científico e na produção científica, tendo em vista a capacidade de análise e intervenção nas áreas de concentração do programa” e pelos inúmeros investimentos institucionais captados junto aos diversos órgãos de fomento, visando o desenvolvimento de atividades e projetos com alto nível de formação e pesquisa. 

    Diante desse cenário, são inúmeros os casos de sucesso identificados pelo Programa quanto a inserção dos seus egressos no mercado de trabalho e desempenho de suas funções na área de docência e na gestão em saúde e pesquisa que geram desenvolvimento, impacto social e econômico para a região. 

    – Disponibilizamos aqui um relatório com a descrição detalhada da atuação profissional de nossos egressos considerando o ex-aluno como vinculado ao programa até 5 anos após a defesa final, de acordo com o estabelecido pela CAPES.

  • Coordenação

    Coordenadores:

    Prof. Dr. João Guilherme Bezerra Alves

    joaoguilherme@imip.org.br

    Prof. Dr. José Roberto da Silva Junior

    roberto.junior@imip.org.br

    Secretaria Executiva:

    Ana Telma Araripe

    ana.araripe@imip.org.br

Contato

  • Secretaria Executiva: Ana Telma Araripe
  • E-mail ana.araripe@imip.org.br